Testes realizados na Suíça e na Alemanha apontam que o uso de álcool com qualquer concentração acima de 30% é eficiente contra o coronavírus. O estudo foi publicado na segunda-feira (13) na Revista de Doenças Infecciosas Emergentes, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
De acordo com o estudo, porém, é importante que o álcool aja por pelo menos 30 segundos para inativar o vírus. “Uma ressalva deste estudo é o tempo de inativação definido de exatamente 30 segundos, que é o tempo recomendado, mas não realizado rotineiramente na prática. Nossas descobertas são cruciais para minimizar a transmissão viral e maximizar a inativação do vírus no atual surto de SARS-CoV-2”, diz o texto.
O artigo ainda está em sua versão inicial, podendo sofrer alterações, segundo o CDC. Conduziram o estudo pesquisadores do Instituto de Virologia e Imunologia de Berna e Mittelhäusern, na Suíça, além de universidades e institutos da Alemanha.
Até o momento, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.
A OMS recomenda que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão ou higienizador à base de álcool 70%. De acordo com o Conselho Federal de Química, as soluções 70% são também recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os serviços de saúde brasileiros e indicadas pela OMS na Lista de Medicamentos Essenciais, por sua melhor eficácia contra microrganismos patogênicos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/estudo-aponta-que-alcool-acima-de-30-e-eficiente-contra-o-coronavirus.html