
A pequena Rebeca, primeiro bebê recém-nascido a testar positivo para o coronavírus no Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo (SP), recebeu alta nesta quinta-feira (9) com direito a aplausos de toda a equipe médica. De acordo com informações da instituição, a menina apresentou sintoma gastrointestinal – sinal atípico e relatado na literatura como menos frequente da COVID-19 – por volta do décimo dia de vida.
"Nós só ligamos os fatos porque, além dos sintomas gastrointestinais do bebê, a mãe que estava indo visitar a criança, também relatou que se sentia muito cansada e estava com um pouco de secreção nasal. Decidimos testar e os dois deram positivo para Covid-19", diz a infectologista Rosana Richtmann, do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP).
Em nota, a instituição declarou que não é possível afirmar como ocorreu o contágio: “A literatura médica tem relatado a transmissão da COVID-19 no período neonatal, que corresponde ao intervalo de tempo entre o nascimento e os 28 dias de vida, de duas formas: transmissão vertical, no periparto, e transmissão horizontal, após o nascimento. Neste caso, como o diagnóstico aconteceu no décimo dia de vida, não é possível definir a forma de transmissão.
Com a alta do bebê, o Santa Joana não registra, no momento, casos de bebês com COVID-19”.
Assista ao vídeo:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2020/04/recem-nascida-recebe-alta-em-sp-depois-de-vencer-coronavirus.html