A brasileira Bia Capi, 40 anos, mora na Baviera, um estado do sudeste da Alemanha. "Fica perto de Ingolstadt. A cidade se chama Lippertshofen", explica ela. É lá que ela vive há 4 anos com o marido e os dois filhos, Elena, 2 anos, e Luca, 9 anos. Bia diz que por lá, a quarentena por conta do novo coronavírus está prestes a completar um mês. Em entrevista exclusiva à CRESCER, ela conta como está a vida no país, o que mudou na rotina e quais as perspectivas para voltar a normalidade.
"Por aqui, estamos em quarentena desde o dia 14 de março. Já a Bavaria entrou em lockdown no dia 19. Desde então, só podemos sair pra ir ao mercado, à farmácia ou à consultas médicas que já estivessem marcadas. Meu marido precisou sair para trabalhar nessas duas últimas semanas, mas, para isso, tinha que carregar com ele um papel da empresa comunicando que ele tinha que ir para o escritório. Caso a polícia o parasse, ele teria que apresentar esse documento. Decretaram multas pesadas, de até 25 mil euros, para quem descumprir o lockdown. As lojas estão todas fechadas. Somente mercados, farmácias e o que chamam aqui de "drogerie", que é onde vende produtos de higiene, coisas de bebê, e produtos de limpeza, estão funcionando. Restaurantes só no esquema delivery.
ROTINA COM AS CRIANÇAS
Desde que as aulas foram suspensas, meu filho mais velho recebe lições para fazer em casa. Não teve matéria nova, mas teve bastante lição. A caçula também não está tendo aula, mas a escolinha manda sugestões de atividades e vídeos com algumas músicas que eles costumam cantar pra eles. Aqui, as próximas duas semanas são as férias de Páscoa. Inicialmente, o governo disse que iria fechar as escolas até o dia 19 de abril. Ainda estamos esperando um posicionamento, mas acredito que devem estender esse prazo, pois o número de casos vem aumentando a cada dia. Não acho que em 20 dias já estaremos prontos para voltar ao normal. Sem previsão, resolvi fazer um planejamento diário. Também é uma tentativa de manter ao máximo uma rotina com as crianças. De manhã, o mais velho faz a lição. Logo depois, fazemos uma aula de esporte juntos - assistimos uma aula pelo YouTube e fazemos junto. Depois do almoço, coloco os dois para brincar lá fora, quando o tempo está bom e também libero um pouco de TV. Acho importante manter uma ordem das coisas, assim, as criancas também não ficam perdidas sem saber direito o que fazer. Esperamos que logo isso tudo passe e tudo volte à normalidade."
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/maes-pelo-mundo-multas-podem-chegar-25-mil-euros-diz-mae-sobre-lockdown-na-alemanha.html