O coronavírus pode se espalhar através de água com gotículas de fezes em aerossol, caso a tampa do vaso sanitário não esteja fechada na hora de dar descarga. O alerta é de Qingyan Chen, engenheiro da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. Ele disse ao jornal Daily Mail que quando as fezes ou partículas de urina são agitas pelo fluxo da água, elas podem sair em forma de aerossol e serem liberadas no ar do banheiro. Com isso, o vírus pode ir para superfícies próximas como paredes, toalhas e escova de dentes, permanecendo por horas ou até dias.
A transmissão do coronavírus costuma acontecer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro e tosse, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão de pessoas infectadas, contato com objetos ou superfícies contaminadas e também através das fezes.
Estudo feito na China e publicado na revista Gastroenterology mostrou que o trato gastrointestinal é um ambiente acolhedor para o coronavírus. Os cientistas descobriram que o vírus é eliminado nas fezes e que isso pode acontecer mesmo depois dos testes feitos com amostra de secreção do nariz darem negativos.
Para Chen, tampar o vaso antes de dar descarga é "uma maneira muito fácil de ajudar a impedir a propagação do coronavírus". Ele acredita que 80% das partículas que escapam do material fecal para o ar podem ser evitadas dessa maneira.
A liberação de partículas de fezes ou urina no ar pela descarga é conhecida como "pluma de vaso sanitário". Um artigo de 2012, da Associação de Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia, nos Estados Unidos, sugeriu que a pluma de vaso sanitário pode espalhar doenças e que os efeitos "aerossóis infecciosos" podem ser produzidos em quantidades substanciais durante a descarga e, inclusive, infectar pessoas que usam o banheiro na sequência da descarga.
Por isso, o engenheiro também sugere que para evitar o contágio do coronavírus em um banheiro público, por exemplo, as pessoas devem esperar cerca de dois minutos depois que alguém der descarga. Ele disse que limpar e desinfetar o banheiro diariamente também ajuda a evitar o contágio. Ele também ressaltou a importância de lavar as mãos e usar papel toalha para secar, logo após sair do vaso sanitário.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/dar-descarga-no-vaso-sanitario-com-tampa-fechada-evita-contagio-do-coronavirus-alerta-especialista.html