O recomendado é ter três camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, um agasalho, uma bermuda e duas calças. Se você comprou o uniforme no começo do ano, mas com o uso diário a camiseta ficou encardida ou o moletom com bolinhas, talvez seja o caso de repor uma peça ou outra.
Antes de comprar uma camiseta ou agasalho novo, uma dica para economizar é se reunir com outros pais da escola, seja pessoalmente ou por grupos virtuais, e organizar a troca de uniforme em boas condições. Há escolas que também organizam bazar das peças perdidas para vender por um preço mais acessível.
+ O que fazer quando seu filho não quer vestir o uniforme
É comum as peças apresentarem rasgos e furos, principalmente na região dos cotovelos e joelhos. Antes de descartar a peça, que muitas vezes é até nova, veja se cotoveleiras e joelheiras não resolvem o problema. Você pode costurar ou colar na região e, assim, fazer a peça durar por mais tempo.
Com as lavagens constantes pode acontecer de o nome do seu filho ter saído das peças (no caso de etiquetas termocolantes) ou ficar apagado (se foi escrito a caneta). Portanto, certifique-se de que todas as roupas estejam identificadas, pois pode ser que seu filho esqueça ou perca parte do uniforme.
Peças brancas são as que mais precisam de cuidado. Caso estejam manchadas, vale deixá-las de molho antes de colocar na máquina em um balde com água, sabão em pó, uma colher de sopa de bicarbonato e meio copo de álcool por no máximo três horas. Mais tempo do que isso pode danificar o tecido.
Converse com seu filho sobre práticas que podem ajudar a conservar o uniforme. Por exemplo, pendurar as peças em cabides logo depois de tirá-las, em vez de jogar no chão. Também oriente o pequeno a trocar de roupa assim que chegar em casa para evitar
o desgaste.
*Fonte: Rafaela Oliveira, personal organizer
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2018/08/volta-aulas-como-prolongar-vida-do-uniforme.html