Dez dias após dar à luz Samuel, a modelo Andressa Suita, que é casada com o cantor Gusttavo Lima fez um relato sincero no Instagram, onde contou os desafios do pós-parto e da amamentação. Ela revelou, entre outras coisas, que tanto o primeiro filho, Gabriel, 1 ano, quanto o recém-nascido Samuel, precisaram passar por uma cirurgia de corte no “freio” da língua:
“[...] Primeiro veio a pega, depois a descida do leite (e eu sempre tenho bastante, graças a Deus), os mamilos machucados e uma cirurgia no Gabriel para cortar o freio da língua. [Agora com o Samuel] Vivi com muito mais tranquilidade a descida do leite dessa vez, os mamilos machucaram novamente sim, mas percebo a melhora aos poucos e o Samuel também fez a cirurgia para cortar o freio”, revelou.
O depoimento original, feito na sexta-feira (03) já recebeu mais de 1 milhão de curtidas na página de Andressa, além de ter sido compartilhado por milhares de mães. Nos comentários, que já passam de 22 mil, muitas delas parabenizaram a mamãe pela força e sinceridade. Compartilhamos parte do depoimento em nosso perfil do Instagram e recebemos diversas perguntas sobre como é feito e qual a finalidade da cirurgia de freio de língua.
+ Teste da linguinha passa a ser obrigatório em todo país
Diagnóstico e cirurgia: quanto antes, melhor
O diagnóstico que verifica se existe alguma alteração do frênulo (o conhecido freio) lingual, aquela membrana que une a língua ao assoalho da boca, é feito por meio do Teste da Linguinha logo após o nascimento do bebê, juntamente com o teste do pezinho. O procedimento é obrigatório em todo país desde que a lei 13.002/2014, entrou em vigou no final de 2014. Ele vale tanto para hospitais e maternidades públicos quanto privados.
A fonoaudióloga Roberta Martinelli, integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que criou a metodologia para fazer a avaliação de bebês e diagnosticar o problema, diz que a princípio a intenção do teste é detectar a língua presa. “Que é quando esse fio [membrana] está fixado mais para a ponta da língua. Só se considera língua presa quando limita o movimento”, explica.
+ Bebês adquirem conhecimento da língua materna antes dos seis meses
Mas a preocupação com a fala não é a única, já que quando há alterações no freio da língua as consequências aparecem muito antes de o bebê pronunciar suas primeiras palavras. No caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada, já que ele afeta a sucção. Segundo a fonoaudióloga essa tem sido uma das maiores causas de desmame precoce. “O bebê pode ter dificuldade de passar para a papinha porque não faz a deglutição correta. Por volta de 1 ano e meio, pode ter problemas no processo mastigatório também”, explica Roberta.
Ficar atenta ao choro do bebê também ajuda no diagnóstico: “Observamos as características do choro porque o bebê que tem a língua presa sobe mais as laterais do que a ponta da língua, que fica mais baixa que as laterais”, reforça.
A correção é feita, na maioria das vezes, com um pequeno corte no freio, um “piquezinho”, para que a língua possa ter mais movimento. No procedimento, que dura poucos minutos, é usado a anestesia local e o bebê já pode ser amamentado na sequência.
A pediatra Patrícia Salmona, da Sociedade Brasileira de Pediatria, acrescenta que existem graus diferentes de língua presa e, por isso, o tratamento varia. “Nem todas têm a indicação do tratamento do pique na língua, mas caso a cirurgia seja necessária, quanto menor a criança, mais rápida é a recuperação. Isso porque nessa fase a cirurgia seria praticamente indolor”, completa.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Pais-famosos/noticia/2018/08/como-e-feita-cirurgia-no-freio-da-lingua-mesma-que-os-filhos-do-cantor-gusttavo-lima-e-da-modelo-andressa-suita-e-fizeram.html