Wednesday, December 8, 2021

Pfizer afirma que dose de reforço da vacina protege contra a omicron

https://ift.tt/31z4c3O

Uma dose de reforço da vacina Pfizer-BioNTech contra a covid-19 parece fornecer forte proteção contra a variante omicron, variante identificada pela primeira vez na África do Sul. Foi o que anunciou a empresa nesta quarta-feira (8). Segundo os resultados do estudo de laboratório, uma terceira dose da vacina fornece um nível semelhante de anticorpos neutralizantes para o omicron, comparável a duas doses contra o coronavírus original e outras variantes que surgiram.

+ Variante ômicron da Covid-19 e as crianças: há motivos para alerta?

Amostras de sangue de pessoas que receberam apenas a série primária da vacina, em média, mostraram uma queda de 25 vezes nos anticorpos contra a nova variante. Isso pode indicar que duas doses da vacina podem não ser suficientes para proteger contra a omicron. No entanto, as empresas disseram que os resultados são preliminares. As descobertas foram detalhadas em um comunicado à imprensa e os dados completos ainda não foram disponibilizados para que outros cientistas os examinem, informou a Today.

 (Foto: CDC/Pexels)

 

Mas outros dados também são necessários para determinar se uma nova vacina é necessária. Os cientistas precisam entender a transmissibilidade da variante omicron (as primeiras indicações sugerem que é mais contagiosa do que a variante delta), bem como o quão doente ela deixa as pessoas (os primeiros dados sugerem que a doença causada pela variante é mais branda). Os resultados da Pfizer-BioNTech são os primeiros anunciados pelos fabricantes de vacinas. De acordo com o comunicado à imprensa, amostras de sangue foram testadas de pessoas que receberam duas ou três doses da vacina. As amostras foram coletadas três semanas após a segunda dose ou um mês após o reforço.

Na terça-feira (7), um instituto de pesquisa da África do Sul também divulgou resultados de laboratório sobre como a vacina da Pfizer se saiu contra o omicron, mostrando uma redução de cerca de quarenta vezes nos anticorpos induzidos pela vacina que poderiam neutralizar a nova variante. Esse estudo não analisou as doses de reforço, no entanto.

Em 25 de novembro, as empresas de vacinas começaram a desenvolver uma vacina específica para omicron. Os primeiros lotes da vacina podem ser produzidos e prontos para entrega em cerca de 100 dias, dependendo da autorização dos reguladores federais, disse a Pfizer.

A Moderna e a Johnson & Johnson devem divulgar os resultados de laboratório da variante omicron nos próximos dias. Instituições acadêmicas de pesquisa também estão investigando como a vacina funciona contra o ômicron.

+ Remédio para tratamento da covid-19 pode estar disponível em alguns meses, nos EUA



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/12/pfizer-afirma-que-dose-de-reforco-da-vacina-protege-contra-omicron.html