Monday, December 13, 2021

Gestante prende placa nas costas ao andar de moto, no MS: "Cuidado, estou grávida e preciso trabalhar"

https://ift.tt/320vBLv

A atendente terapêutica Luana Bigas, 31 anos, de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, pega carona de moto diariamente com o marido para ir e voltar do trabalho. "Estava usando o aplicativo de viagens, mas estava ficando muito caro. Então, usamos a moto durante os dias da semana", explica.

+ Recado de filha de motoboy viraliza: "Cuidado com meu papai"

No entanto, grávida de 31 semanas do primeiro filho, ela disse que a preocupação com a sua segurança e a do bebê era inevitável. "Como meu marido precisa reduzir a velocidade pra passar em lombadas ou quebra molas, os motoristas em volta estavam buzinando e, em uma situação, fomos jogados para o canto e quase caímos na calçada", lembra. "O motorista ainda passou gritando, dizendo que estávamos andando muito devagar", completou. Por isso,  ela resolveu escreveu uma plaquinha e prender nas costas pedindo para que as pessoas tenham mais paciência. "Cuidado! Estou grávida e preciso trabalhar. Muito obrigada", escreveu.

Cuidado, estou grávida e preciso trabalhar, avisa Luana (Foto: Arquivo pessoal)

 

 

"Vi na internet que uma moça fez. Não foi com a mesma intenção, mas achei que poderia dar certo (risos)", disse. "Aparentemente melhorou, pois as pessoas tomam um pouco mais de cuidado. Porém, em horário de pico, evito passar nas avenidas", afirmou. Desde então, as fotos de Luana com a plaquinha começaram a circular pelas redes sociais. "Não esperava tanta repercussão, estou até agora sem acreditar. Porém, fiquei feliz. Apesar de alguns comentários negativos, cada um sabe de sua realidade, então, se de alguma forma conscientizar alguém, já está ótimo", afirmou. "Alguns vieram comentar falando que eu não deveria estar andando de moto. Porém, não existe lei que proíba, nem mesmo o médico falou que não poderia, mas eu tomo os devidos cuidados. O problema são os que estão em volta, que não respeitam o trânsito", afirmou.

Ela conta que teve um pequeno descolamento de placenta no início da gestação, mas agora está tudo bem com o filho, Oliver. "Vou trabalhar só mais essa semana, pois a clínica que presto serviço fecha para recesso e ano que vem já não será mais possível pra mim", disse.

 (Foto: Arquivo pessoal)

 

Andar de moto na gestação, pode?

 

"Não existe nenhuma restrição pelo Código Brasileiro de Trânsito, mas a moto é um veículo perigoso, pois não há nenhum tipo de barreira em um eventual acidente. Somado a isso, esse veículo exige um equilibrio, que está parcialmente prejudicado pela alterações próprda gravidez. Em um acidente, o corpo sempre vai ao chão e o trauma pode comprometer a gravidez. Nesse cenário, sempre desaconselhei minhas pacientes a andarem de moto. Portanto, de maneira geral, não é um veículo seguro para as gestantes", ponderou o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, dos hospitais Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, em São Paulo.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/12/gestante-prende-placa-nas-costas-ao-andar-de-moto-no-ms-cuidado-estou-gravida-e-preciso-trabalhar.html