Wednesday, December 15, 2021

"Ele vomitou várias vezes. Ficava inconsciente e consciente o tempo todo'", diz mãe, após bebê de 1 ano ingerir cápsula para máquina de levar

https://ift.tt/3sdOyWe

A mãe Megan Woods, 18, da cidade de North Walsham, na Inglaterra, quer alertar os pais sobre a importância de deixar os produtos de limpeza fora do alcance das crianças após seu filho Tommy, de 1 ano, ficar inconsciente depois de ingerir uma cápsula para máquina de lavar roupas.

Segundo a mãe, criança abriu sozinha armário em que estavam produtos de limpeza (Foto: Pexels)

 

Em entrevista ao Daily Mail, Megan contou que o acidente aconteceu no dia 8 de dezembro. Enquanto ela preparava o almoço, Tommy abriu o armário onde os produtos de limpeza são armazenados, pegou uma cápsula para máquina de lavar e a colocou na boca. “Eu me virei por um momento e vi que ele tinha acabado de comer a cápsula. Eu fiquei em choque, não sabia como reagir”, desabafou a mãe.

Desesperada, Megan tentou enxaguar a boca do bebê com água. “Ele estava chorando muito. Eu realmente não sabia o que estava fazendo, não há um guia sobre o que fazer quando algo assim acontecer”, contou. Ela então decidiu ligar para a emergência e foi orientada a levar a criança imediatamente ao pronto-socorro.

 

Enquanto estavam a caminho do hospital, o pequeno intercalava momentos de inconsciência com vômitos. “Tommy vomitou várias vezes. Além disso, ele ficava inconsciente e consciente o tempo todo. Lembro-me de um momento em que tentei acordá-lo, mas não consegui”, disse a mãe.

No pronto-socorro, os médicos explicaram para Megan que a ingestão desse tipo de cápsula pode causar queimaduras na garganta e problemas respiratórios que podem levar à morte. Mas felizmente, quando Tommy vomitou, ele tirou a maior parte das toxinas de seu sistema. A criança pode voltar para casa depois de passar por alguns exames. “Depois que saímos do hospital, me senti muito culpada pelo que havia acontecido. Mas quando conversei com outras mães, algumas disseram que haviam passado por experiências semelhantes”, contou Megan.

 

A mãe disse ainda que achava que o filho não conseguia abrir o armário de produtos de limpeza, mas que “de alguma forma” ele conseguiu. “Por favor, verifique cada tranca, fechadura, armário. Uma criança leva apenas dois segundos para pegar algo perigoso e colocar na boca. Verifique duas ou três vezes se tudo realmente está fora do alcance das crianças”, apelou. Apesar do susto, Tommy já está recuperado.

O que fazer em caso de acidente

Se seu filho engolir acidentalmente parte do conteúdo dessas cápsulas ou tiver contato com outras substâncias tóxicas leve-o ao pronto-socorro mais próximo ou ligue para o Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, no número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e você será atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), que dará instruções do que deve ser feito de acordo com o tipo e toxicidade da substância.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/12/ele-vomitou-varias-vezes-ficava-inconsciente-e-consciente-o-tempo-todo-diz-mae-apos-bebe-de-1-ano-ingerir-capsula-para-maquina-de-levar.html