Monday, December 13, 2021

Com avanço da ômicron, Secretário de Saúde do Reino Unido não descarta fechamento das escolas em janeiro de 2022

https://ift.tt/3s0Adsl

 

A variante ômicron do coronavírus tem deixado o mundo em alerta e uma das questões que entra em debate é a abertura das escolas. No Reino Unido — que já teve pelo menos uma morte pela variante, confirmada nesta segunda-feira (12) — ainda não há certeza se os pequenos irão ter aulas presenciais em janeiro. Em uma entrevista à rádio LBC, o Secretário de Saúde de Saúde do Reino, Sajid Javid, disse que não queria ter que recorrer a esse tipo de medida, no entanto, não pode dar garantias que não haverá o fechamento das escolas. 

"Para a nossa luta contra esta pandemia, não há garantias", disse o Secretário. No entanto, ele ressaltou que a dose de reforço da vacina é muito eficaz contra a variante. Segundo Javid, o Reino Unido foi muito impactado com a nova variante, mas é preciso confiar nas vacinas. Ele complementou que o NHS (Sistema Público de Saúde) pode precisar adiar cirurgias planejadas Com o intuito de liberar recursos para a implantação de reforço, e disse que funcionários públicos, militares e voluntários seriam convocados para ajudar.

Volta às aulas presenciais: escolas são consideradas essenciais (Foto: Getty Images)

 

“Estamos em outra corrida contra o vírus”, disse ele. "Devemos ter mais doses de reforço sem demora. Elas já eram importantes antes, mas nunca, nunca foram tão importantes agora. "Esta é a nossa melhor maneira de lidar com esta nova variante e, por favor, venham se proteger, para proteger seus entes queridos e sua comunidade", afirmou. 

De acordo com informações do Daily Mail, os comentários de Javid vão na mesma direção da visão do Secretário de Educação do Reino Unido que também não deu garantia de que as escolas ainda estariam abertas no próximo ano. Nadhim Zahawi disse que o governo ainda está aprendendo sobre a variante e que está tentando garantir que as escolas sejam protegidas, porém, não oferece nenhuma garantia de que as escolas continuem abertas no ano novo.

Questionado por Andrew Marr, da BBC, se ele poderia fazer a promessa de que as escolas não fecharão, ele disse: "Estamos absolutamente trabalhando para garantir que todas as escolas estejam abertas e protegidas. Eu farei tudo ao meu alcance. Ainda estamos aprendendo sobre essa variante. Sabemos que um reforço funciona. Proteja-se, proteja sua comunidade e vamos superar isso e fazer a transição de uma pandemia para uma endemia". 

Ainda segundo o tabloide britânico um caso de ômicron foi relatado em uma escola primária pela primeira vez na semana passada (não foi divulgada a idade da pessoa). Dessa forma, todos os alunos do quinto ano, de nove ou dez anos, da Escola Primária da Comunidade Manor em Kent, foram aconselhados a ficar em casa e fazer o teste. Já aqueles que não foram vacinados e têm contato próximo com uma pessoa infectada com ômicron devem isolar-se por 10 dias.

No Reino Unido, algumas escolas já fecharam mais cedo para o Natal, com algumas citando seus próprios surtos de covid e a falta de pessoal. No mês passado, a Darwen Aldridge Enterprise Studio, uma escola secundária que leciona para alunos de 13 a 19 anos, disse que estava fechando suas portas temporariamente devido ao afastamento de professores que estavam com covid-19. 

A Finlay Community Primary School, em Gloucestershire, disse que estava fechando parcialmente — com os alunos mudando para o ensino online — devido a 'um aumento nos casos covid-19' e 'baixos níveis de pessoal'. Outras escolas cancelaram as festividades de Natal em meio à crescente preocupação com a variante ômicron. 

No entanto, alguns pais são contra o fechamento das escolas." As escolas são literalmente essenciais para as crianças. Fechá-los é nada menos que um crime moral", afirmou Molly Kingsley, do grupo de pais UsForThem. '"Assim como seria inconcebível fechar usinas de energia, hospitais, varejo essencial, deve ser inconcebível fechar escolas". 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/12/com-avanco-da-omicron-secretario-de-saude-do-reino-unido-nao-descarta-fechamento-das-escolas-em-janeiro-de-2022.html