Friday, December 10, 2021

Gripe: entenda o que pode ter causado epidemia no RJ

https://ift.tt/3dEUBux

A cidade do Rio de Janeiro tem registrado um preocupante aumento nos casos de Influenza A (variante do vírus da gripe): somente nas últimas quatro semanas, a capital registrou 23 mil casos da doença, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ouvido pela CRESCER, Leonardo Bastos, pesquisador do InfoGripe, da FioCruz, explicou que o número de hospitalizações pelo vírus da Influenza está acima do esperado, inclusive em municípios vizinhos e, por isso, já pode se dizer que está havendo uma epidemia da doença.

O pesquisador acredita que o vírus foi trazido por alguém que veio de outro país, o que acabou causando a epidemia em plena primavera — os picos de casos de doenças respiratórias costumam ocorrer no outono e inverno. “Alguém provavelmente chegou de viagem com influenza e a doença acabou se espalhando”, explicou.

É possível, ainda, que os casos se espalhem para outras regiões do Rio de Janeiro e até mesmo para outros estados. “Quando alguma pessoa infectada sai de um lugar e vai para outro, ela leva o vírus junto. Então, é bem possível que haja surtos também em outros lugares, até porque o fluxo de pessoas pelo Rio de Janeiro é grande”, acrescentou.

+ Casos de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) seguem aumentando no país, alerta Fiocruz

Surto de gripe no RJ preocupa (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

 

Casos de SRAG

De acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (9), os casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) também têm demostrado aumento por todo o país. A SRAG, síndrome geralmente associada à influenza ou à covid-19, nada mais é do que uma complicação da síndrome gripal. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, dor de cabeça, tosse, coriza e dor de garganta. As crianças ainda podem apresentar falta de ar, desidratação e perda de apetite.

Segundo a Fiocruz, os resultados laboratoriais relacionados à SRAG apontam predomínio de vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até 9 anos de idade. O VSR é um dos vírus mais comuns na infância e acomete o trato respiratório dos pequenos, principalmente, de até dois anos de idade. Ele pode causar desde uma simples tosse até uma pneumonia mais grave. Para as demais faixas etárias, os casos de SRAG se mantêm majoritariamente associados ao vírus da covid-19, com exceção do Estado do Rio de Janeiro, que apresentou presença do vírus influenza A tanto em crianças quanto na população adulta.

Medias de prevenção

 

Para evitar contrair o vírus da influenza A, Leonardo Bastos explica que as medidas são parecidas com a de prevenção à covid-19: utilizar máscara de proteção facial, manter os ambientes bem ventilados e utilizar álcool gel. A vacinação também é essencial para prevenir novos casos.

O Rio de Janeiro vinha lidando, nos últimos dias, com mais um desafio: a falta de vacinas contra a gripe. Felizmente, nesta sexta-feira (10), o município recebeu 100 mil doses do imunizante e todas as clínicas da família e centros municipais de saúde da cidade retomam a aplicação da vacina a partir de hoje, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Mas atenção: As pessoas que estiverem apresentando sintomas de gripe ou de covid-19 não devem se vacinar até apresentarem melhora no quadro de saúde.

+ VSR mata mais que influenza na região equatorial do Brasil

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/12/gripe-entenda-o-que-pode-ter-causado-epidemia-no-rj.html