Friday, December 3, 2021

5 dicas para melhorar sua rotina neste fim de ano...

https://ift.tt/3Ifd5zQ
Mulher tomando chá pela manhã (Foto: Freepik)

 

Ro-ti-na de quem tem filhos. Rotina parece utopia para você? E é! Para mim, sempre foi – e segue sendo (e meu filho já tem 17 anos, veja bem). Até porque cada dia surge alguma novidade que modifica parte (ou todos) dos planos que pré-organizamos.

Está tudo bem. O que não está tudo bem – e você há de concordar comigo – é a exaustão que estamos e a sensação de que não conseguimos sair desse ciclone da Dorothy, de O Mágico de Oz. Em vários momentos do dia, me sinto ali no meio, com a casa rodando, o cachorro, a bruxa e tudo o que pode vir junto. 

 

Porém, cada vez mais nos últimos tempos, tenho sentido necessidade de tentar aos poucos mudar a minha autossatisfação, procurando pequenos prazeres que eu nem sabia mais que tinha. Mas, claro, tudo sem cobrança. O que não dá é irmos para o outro extremo e entrar na cilada da positividade tóxica, porque - vida real aqui! -, não conseguimos em um dia ou outro olhar para nós apenas, para além das crianças, da casa, do trabalho...

Eu entrei nessa cilada várias vezes e já tive a sensação de que não valia seguir em frente e era melhor abraçar a derrota a encontrar 5, 10, 20 minutos SOMENTE para mim. Mas não. Não é uma opção. Temos de insistir. Merecemos!

Estou no processo ainda, que fique claro, e acho que na rotina que temos o processo será sempre uma constante. E isso é bom, porque não nos engessa, nos impulsiona para mudar, voltar, acertar, errar... E ver o que funciona para a gente.

Abaixo, listei 5 atitudes que, nesse momento, são grandes aliados dos meus dias. Me conte os seus depois?

Mulher tomando água (Foto: Freepik)

 

*Beba um copo de água ao acordar
Durante a noite, seu corpo perde muita água. Até para respirar o organismo precisa dela. Então, nada melhor do que, ao despertar, já dar aquele up com um copo de água. Além de hidratar, ela ajuda a despertar e trazer mais energia para o seu dia. Segundo a endocrinologista Maria E. Peña, do The Mount Sinai Hospital, em Nova York, “a primeira rehidratação pela manhã ajuda a construir um hábito saudável e pode construir uma rotina que fará com que as pessoas tomem água suficiente ao longo do dia”, disse em entrevista ao USA Today. Enquanto preparo meu café, já aprecio um copo de água geladinha. Aproveito e ainda faço uma micro meditação ao imaginar aquela bebida percorrendo todos os pontos do meu organismo. Essa dica está fácil, não?

*Não abra o celular ao acordar
Se espreguice, acorde seu filho, abra a janela, beba a água, mas não caia na tentação de já entrar na agitação e ansiedade de ver tudo o que está acontecendo logo ao abrir os olhos. Dê um tempinho e faça isso depois. As telas são incríveis aliadas das nossas vidas, mas também motivo de agitação. 

Mulher lendo (Foto: Freepik)

 

*Leia um, dois ou três livros (nem que demore mais de um ano para finalizar...)
Eu sei, não dá tempo, mas, em vez de cair na tentação de olhar o celular antes de dormir (há vários estudos mostrando o impacto que as telas têm no sono das crianças e adultos), enquanto não adormece, que tal se inspirar num parágrafo, numa mensagem, em um aprendizado de uma obra? E sabe por que eu falo de ter mais de um livro de leitura? Porque cada dia estamos de uma forma. Há momentos em que queremos ler algo que nos inspire mais sobre maternidade/paternidade, em outros, sobre carreira, em outros sugestões que nos conecte mais com nós mesmos, com a natureza. Eu mesma terminei um livro exatamente um ano após começar. Um outro, terminei em uma semana quase. Minhas três dicas de leitura:

- Maternidades no plural: Retratos de diferentes formas de maternar (Ed. Fontanar)

- Zen – A arte de viver com simplicidade: 100 práticas para uma vida feliz (Ed. Fontanar)

- A coragem de ser imperfeito (Ed. Sextante)

Mulher fazendo ioga (Foto: Freepik)

 

*Mexa o corpo de alguma maneira
Confesso que tenho dificuldade com academia e afins, porém, há um ano descobri a magia da ioga. Faço pela manhã (funciona melhor para mim) e também escolho a aula online que mais faça sentido com o que estou precisando para aquele dia. Há dias em que pratico 45 minutos. Outros, só tenho 20. E já cheguei a fazer aulas de 12 minutos. O importante é persistir. Mas se respeitar. Faz um bem sentir que estamos nos cuidando um pouquinho... Aqui, minhas dicas de aulas de ioga online gratuitas no YouTube

- Pri Leite Yoga

- Fernanda Yoga

 

*Seja flexível, com você!
Não se cobre, não se culpe, não se compare. Tem dias que nossa balança está mais equilibrada entre família e trabalho, em outros, não. Tem dias que conseguimos uma alimentação mais saudável, em outros, nem tanto. Precisamos ter mais empatia e valorizar nossas pequenas conquistas, nossas tentativas. De quebra, estaremos ensinando muito aos nossos filhos (sobre persistência, empatia, resiliência, flexibilidade, autocuidado, amor próprio), além de nos proporcionar dias mais leves e de coração tranquilo. Vamos nessa?

Ana Paula Pontes (Foto: Foto: Vitor Antonio)

 

Ana Paula Pontes é jornalista, editora-chefe da CRESCER e mãe do João, 17 anos. Para ela, há um pouco da maternidade em tudo o que nos rodeia e um pouco de tudo na maternidade.

Escreva para a colunista: crescer@edglobo.com.br



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Ana-Paula-Pontes-Entre-nos/noticia/2021/12/5-dicas-para-melhorar-sua-rotina-neste-fim-de-ano.html