Wednesday, December 29, 2021

Filhos de pais que fumam têm quatro vezes mais chances de fumar também, diz estudo

https://ift.tt/3JqBz9X

Que as crianças aprendem pelo exemplo não é novidade. Mas agora uma pesquisa britânica demonstrou como o comportamento dos pais em casa pode influenciar os jovens num hábito nada saudável: fumar! Segundo os pesquisadores, os adolescentes cujos pais fumam têm quatro vezes mais probabilidade de também serem fumantes regulares. Em contrapartida, apenas 1,2% dos jovens cujos pais não fumam chegam a aderir ao tabagismo.

Cigarro (Foto: Eric Wachs/Pexels)

 

 

Diante desse cenário, o governo da Inglaterra lançou nesta terça-feira (28) uma nova campanha, que tem o objetivo de estimular pais e responsáveis a deixarem de fumar como uma resolução de Ano Novo. Intitulada Better Health Smoke Free ("Melhor saúde sem fumo", em tradução livre), a iniciativa traz um vídeo [assista ao final da reportagem] com a participação de especialistas em saúde comportamental, que discutem a ligação entre o tabagismo de adultos e as chances de crianças se tornarem fumantes no futuro.

A campanha surge no momento em que os dados mais recentes do Escritório de Estatísticas Nacionais da Inglaterra apontam que um em cada oito adultos no país ainda é fumante. De acordo com o governo local, desde o início da pandemia tem ocorrido um quadro complexo nos padrões de tabagismo, com altas taxas de abandono do hábito, mas também altos níveis de recaída e sinais de aumento do vício em cigarros entre os adultos mais jovens.

"Mesmo se não expormos diretamente as crianças ao fumo passivo, ou acreditarmos que estamos escondendo nosso hábito ao não acender um cigarro na frente delas, isso ainda pode ter um grande impacto", afirmou a psicóloga infantil britânica Bettina Hohnen. "As crianças copiam os comportamentos de seus pais e responsáveis, por isso é importante modelar o que você deseja para o seu filho — ou podemos transmitir comportamentos sem nem mesmo perceber. As ações realmente falam mais alto do que as palavras, portanto, se você não fumar, reduzirá significativamente as chances de seu filho fazer o mesmo mais tarde", acrescentou. 

Já o médico de família Nighat Arif destaca que o cigarro continua sendo a principal causa evitável de morte prematura na Inglaterra. "Parar de fumar é uma das melhores coisas que você fará pela sua saúde — e nunca é tarde para isso. Se quiser deixar de fumar para sua família ou para sua própria saúde neste mês de janeiro, você não está sozinho", disse o especialista, referindo-se às medidas adotadas pelo serviço nacional de saúde britânico para ajudar a população a abandonar o vício, o que inclui um aplicativo para celular, suporte no Facebook, e-mails e mensagens de texto diários, além de um plano pessoal online. 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/12/filhos-de-pais-que-fumam-tem-quatro-vezes-mais-chances-de-fumar-tambem-diz-estudo.html