Wednesday, December 15, 2021

Mãe conta como treinou o filho a "usar" o penico desde o nascimento

https://ift.tt/3EUEMMh

O desfralde de uma criança não é uma fase fácil. No entanto, uma mãe australiana usou seu TikTok para compartilhar um método que, segundo ela, ajudou seu filho a deixar de usar as fraldas aos poucos. Ela conta que introduziu o penico na vida do bebê desde o seu nascimento. É claro que um recém-nascido ainda não consegue usá-lo, no entanto, a ideia era que ele já tivesse uma familiaridade com esse tipo de objeto.

Com o perfil MixedAndNerdy, a mãe conta que seu método se baseia na "elimination communication" (comunicação de eliminação, em tradução livre). Ela conta que ofereceu a seu filho o uso do penico já quando ele era um recém-nascido.

Mãe conta como incluiu o penico na vida do filho (Foto: Reprodução The Sun )

No vídeo, foram mostradas fotos do menino ainda bebê sendo segurado em cima do penico pela mãe. "Ele parou de fazer cocô à noite com quatro semanas", disse a australiana. Segundo ela, já era possível perceber que seu bebê sinalizava que precisava ir ao penico com apenas cinco semanas. E com 13 meses, ele já ia sozinho. "De cueca seca o dia todo", conta ela. Com 20 meses, o bebê começou a ficar seco à noite toda. 

O vídeo da mãe acabou viralizando e sendo repercutido pelo The Sun. Seu método acabou gerando debate nas redes sociais. "Isso é incrível, mas levei apenas duas semanas para treinar totalmente minha filha sem acidentes. 20 meses é um compromisso muito longo", escreveu uma pessoa". "Leva apenas uma ou duas semanas para treinar uma criança com o penico quando ela está realmente pronta, isso é um aborrecimento desnecessário", outra pessoa concordou.

MixedAndNerdy então voltou à sua página do TikTok para responder aos comentários, muitos dos quais eram semelhantes ao sugerir que 20 meses era muito tempo para treinar um bebê usar o penico. "Nosso objetivo não era treiná-lo por 20 meses", disse ela. "Nosso intuito era oferecer ao nosso filho a oportunidade de usar o penico por aqueles 20 meses."

Segundo ela, fraldas descartáveis são incrivelmente caras, além de fazer mal ao meio ambiente. Com sua experiência, a mãe revela que conseguiu economizar mais dinheiro já que o filho usava o penico algumas vezes. “Essa foi nossa escolha como pais, e o que vocês escolherem fazer como pais é uma escolha de vocês", pontuou ela.

6 dicas para um desfralde sem traumas

 

 

Qual é a hora certa para tirar a fralda do seu filho? Talvez seja melhor perguntar para ele - o que, nessa idade, significa observar a criança (se ela ainda não fala, com certeza não poupa sinais).

Atropelar o tempo de a criança sair das fraldas pode levar à enurese noturna - o famoso xixi na cama. A recomendação da Academia Americana de Pediatria, cujas diretrizes são referência para pediatras brasileiros, recomenda que não se inicie o processo antes dos 18 meses. Mas pode ser que seu filho ainda não esteja pronto. Fique atento para reconhecer se é hora de fazer essa mudança:

1. Cada criança tem ritmo próprio. Se o adulto decide por si só que é hora de ela se livrar das fraldas, como ocorre nos desfraldes coletivos promovidos em algumas escolas, isso pode gerar estresse nas que ainda não estão prontas.

2. Inicie o processo quando o seu filho já se vestir e se despir sozinho; pedir para ir ao banheiro (o que mostra que ele sabe quando a bexiga está cheia) e fizer o xixi até o fim (esvazia o órgão).

3. Estimule seu filho a pedir para ir ao banheiro e elogie toda vez que ele acertar o “timing”.

4. Uma vez sentada, a criança deve ter os pés apoiados (na privada, use um banco como suporte) e os joelhos, em 90 graus.

5. O redutor de assento é importante para estabelecer a postura correta da musculatura pélvica, que garante o correto esvaziamento da bexiga.

6. Escapou um xixi na calça? Tudo bem, ela ainda está aprendendo. Não valorize o episódio.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/12/mae-conta-como-treinou-o-filho-usar-o-penico-desde-o-nascimento.html