Monday, December 20, 2021

Mãe e bebê sobrevivem após batalha contra a covid-19: ‘Tenho sorte por eu e meu filho estarmos aqui’

https://ift.tt/3eb2Nmx

A mãe Nakia Hubbard, 46, da cidade de Wayne, em Michigan (EUA), foi diagnosticada com covid-19 em março, quando estava com 23 semanas de gestação. Após uma longa batalha contra a doença, ela e seu bebê receberam alta e se recuperam em casa. Agora, a mãe quer conscientizar outras gestantes sobre a importância da vacina. 

Nakia pegou covid durante a gravidez, sem estar vacinada (Foto: Reprodução/Twitter/Kate Wells)

 

Em entrevista ao site de notícias local The Mercury News, Nakia contou que começou a sentir dificuldade para respirar, febre e cansaço. Ela então procurou ajuda em um pronto-socorro local, onde ficou internada. Pouco tempo depois, porém, seu quadro de saúde começou a se agravar e ela precisou ser transferida para a UTI de outro hospital. “Não tenho nenhuma lembrança da semana em que estive intubada. Quando acordei, estava em uma cama estranha, com um tubo na garganta e soro no pescoço. Eu estava com medo, realmente não sabia o que tinha acontecido”, relatou.

Enquanto Nakia estava internada, a equipe médica também se certificava de que o bebê estava recebendo oxigênio suficiente. Os médicos queriam manter a criança na barriga da mãe pelo máximo de tempo possível, para que ela tivesse mais tempo para se desenvolver. “Ao tomar decisões sobre quando fazer o parto, a questão a ser considerada é se isso prejudicará ou beneficiará a mãe. O principal foco é manter a mãe viva. Existe um princípio básico na medicina materno-fetal de que, se a mãe não sobrevive, as coisas geralmente não vão bem para o bebê”, explicou ao site a Dra. Karoline Puder, especialista em medicina materno-fetal do hospital onde Nakia esteve internada.

 

O pequeno Saint nasceu no dia 8 de julho, em bom estado de saúde. “Alívio, gratidão, alegria; essas palavras não são grandes o suficiente para descrever como me senti naquele dia e me sinto até hoje. É por isso que o chamamos de Saint - ele foi abençoado por Deus durante todo o tempo em que estive grávida dele”, declarou a mãe.

Atualmente, os dois já receberam alta e se recuperam em casa, mas a mãe ainda precisa lidar com as consequências da doença. “Não consigo andar longas distâncias, fico sem fôlego com muita facilidade - às vezes, lendo histórias para o Saint, já fico sem fôlego. Não posso carregá-lo e falar ao mesmo tempo. Não posso dar-lhe banho porque não sou capaz de segurá-lo por muito tempo e ficar de pé, não sou forte o suficiente”, contou. 

Nakia, que não tinha tomado a vacina contra a covid-19, agora aconselha que todas as gestantes recebam o imunizante. “Faz mais sentido prevenir do que lidar com as consequências. Tenho sorte por eu e meu filho estarmos aqui, apesar de todas as complicações e consequências que vieram junto com a doença. Algumas mulheres não sobrevivem. Já existem muitos dados sobre a vacina que provam que não há problemas com ela”, concluiu.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/12/mae-e-bebe-sobrevivem-apos-batalha-contra-covid-19-tenho-sorte-por-eu-e-meu-filho-estarmos-aqui.html