Wednesday, May 5, 2021

Vacina da Pfizer contra a covid-19 é autorizada para crianças de 12 a 15 anos no Canadá

https://ift.tt/3tlRo8z
Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (22) (Foto: Thinkstock)

 

A Health Canada, agência de saúde reguladora do Canadá, autorizou o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em crianças de 12 a 15 anos de idade. Segundo a agência, esta é a primeira vacina contra o coronavírus autorizada no Canadá para uso em crianças e representa um marco significativo na luta do país contra a pandemia. 

O pedido para ampliar a idade do público-alvo da vacina ocorreu em 16 de abril de 2021. O imunizante foi inicialmente autorizado para uso em pessoas com 16 anos de idade ou mais em 9 de dezembro de 2020. Após analisar as evidências, o departamento determinou que a vacina é segura e eficaz na prevenção contra a covid-19 quando usada em crianças entre 12 e 15 anos de idade.

No entanto, a Health Canada colocou alguns termos e condições para a autorizar o uso do imunizante. A agência exigiu que a Pfizer-BioNTech continue fornecendo informações sobre a segurança, eficácia e qualidade da vacina neste grupo de idade mais jovem para garantir que seus benefícios continuem a ser demonstrados assim que estiver no mercado. 

Segundo informações da Global News, site local, as empresas disseram que mais de 2.200 adolescentes entre 12 e 15 anos participaram do teste. Um total de 18 casos do coronavírus foram identificados no grupo que recebeu a injeção de placebo, mas nenhuma infecção foi apontada no grupo que recebeu a vacina contra a covid-19. “Embora as pessoas mais jovens tenham menos probabilidade de apresentar casos graves de covid-19, ter acesso a uma vacina segura e eficaz ajudará a controlar a disseminação da doença para suas famílias e amigos - alguns dos quais podem estar em maior risco de complicações”, disse a consultora médica da Health Canada, Supriya Sharma. “Também apoiará o retorno a uma vida mais normal para nossos filhos, que passaram por momentos tão difíceis no ano passado", complementou. 

Quanto às crianças menores, a especialista diz que estudos estão em andamento e que a estimativa é que as empresas apresentem os dados em setembro. A Health Canada e a Agência de Saúde Pública do Canadá disseram que continuarão monitorando de perto a segurança da vacina da Pfizer/BioNTech e tomarão medidas, caso sejam identificados problemas de segurança.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/05/vacina-da-pfizer-contra-covid-19-e-autorizada-para-criancas-de-12-15-anos-no-canada.html