Thursday, May 13, 2021

Como lavar roupa de bebê?

https://ift.tt/33IOHUm

Depois de comprar as peças para o tão sonhado enxoval do bebê, é hora de deixar tudo limpinho e organizado para a chegada dele. Mas qual é o momento ideal para começar a se preocupar com isso? Há produtos ideais para lavar as roupinhas? Precisa passar tudo a ferro? E até quando as roupas do bebê precisam de cuidados especiais?

+ Ainda não tem Disney+? Clique aqui e assine*

Para responder a essas e outras perguntas sobre o assunto, CRESCER conversou com a dermatologista Carolina Contin, do Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, e com a especialista em organização Ká Berger, também de São Paulo. Veja abaixo quais são os principais cuidados que você precisa tomar na hora de deixar o armário pronto para o seu filho.

Roupas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro, segundo especialistas (Foto: Pexels)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando começar a lavar as roupas do bebê?

"Todo o enxoval que tiver contato direto com a pele do bebê deve ser lavado entre 30 e 31 semanas de gestação. Nesse primeiro momento, lava-se tudo que será utilizado durante os primeiros 6 meses”, orienta Karine.

 

Preciso usar água quente? Qual o melhor sabão?

Segundo a dermatologista Carolina, a água fria já é suficiente para a lavagem e o ideal é usar sabão líquido de coco ou sabão neutro. "Deve-se evitar o uso de produtos muito cheirosos e também de amaciantes, pois há um risco maior de irritar a pele do bebê", explica.

Para evitar que as peças soltem tinta, a organizer recomenda que a primeira lavagem seja feita à mão. “O mais importante da lavagem à mão é o enxágue, que deve ser feito com bastante água corrente para tirar todo o sabão”, explica.

Caso você opte por utilizar a máquina de lavar, a dica é separar as peças por cores e utilizar o ciclo para roupas delicadas. “Antes de lavar, recomendo que se faça uma lavagem prévia da máquina, sem utilizar nenhum produto, para que sejam retirados quaisquer resíduos químicos de lavagens anteriores”, orienta a profissional.

Roupinhas devem ser guardadas em um ambiente fechado, para não acumularem pó (Foto: Pexels)

 

Precisa passar tudo a ferro?

Por mais trabalhoso que isso seja, a resposta é sim, já que o calor ajuda na higienização das peças. Depois disso, as roupinhas devem ser guardadas em um ambiente limpo e fechado, para não pegarem pó, indica a dermatologista.

Ká Berger sugere ainda que as peças sejam guardadas em packs ou envelopes de TNT com visores, ou enroladas em papel seda, para que possam ventilar e a mãe consiga ver o que está lá dentro. "Não usamos outros tipos de sacos, porque se ficarem fechadas, podem mofar”, afirma.

Até quando lavar a roupa do bebê separada do restante da família?

Segundo a dermatologista, não há um tempo exato durante o qual é preciso manter as lavagens separadas, mas é importante que isso seja feito até que o bebê comece a ter um contato maior com o ambiente externo. “Com a vacinação em dia, os cuidados podem ser diminuídos. Mas as roupas do bebê serão sempre mais delicadas que as do resto da família”, indica. Vale, então, o bom senso.

Para facilitar esse processo, Ká Berger sugere que, depois do nascimento, seja utilizado um cesto para roupas sujas exclusivo para o bebê.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

*Se você assinar um serviço através de nossos links, Crescer pode ganhar uma comissão.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/05/como-lavar-roupa-de-bebe-org21.html