Saturday, May 8, 2021

5 dicas de esportes 'sem aglomeração' para os pequenos

https://ift.tt/3f39rLx
Confira 5 dicas de esportes que não geram aglomeração (Foto: G Drama/Porapak Apichodilok/Pexels)

 

"Minha filha está muito ansiosa e o médico orientou que ela praticasse um esporte, mas estamos com muito medo por conta da covid-19. Quais seriam os esportes para as crianças que não geram aglomeração e possam dar mais 'segurança' nesse momento?", perguntou Thamirys Nunes, mãe da Ágatha, 6 anos, de Curitiba, no Paraná, à CRESCER. Certamente, muitos pais têm se feito a mesma pergunta. 

Além disso, uma pesquisa conduzida pela ONG Youth Sport Trust (Reino Unido) mostrou que 68% dos pais dizem que, agora, os filhos fazem menos atividades físicas do que antes da pandemia. "É extremamente preocupante que tantos pais tenham visto um declínio no engajamento dos jovens na atividade física. Depois de um ano de grandes mudanças e sedentarismo, o papel essencial das escolas em manter as crianças ativas nunca terá sido tão importante”, disse Ali Oliver, presidente-executivo da ONG, em entrevista ao jornal The Guardian. Entre as inúmeras vantagens da prática de atividade física na infância estão o domínio e o conhecimento do corpo; o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança; e a melhora do sistema cardiocirculatório, da flexibilidade e do equilíbrio. As crianças que se movimentam, brincam e praticam exercícios físicos regularmente tornam-se adultos mais saudáveis: apresentam menos risco de obesidade, diabetes e hipertensão, e ganham mais equilíbrio motor e condicionamento.

Então, nossa equipe conversou com o médico especialista em Medicina do Esporte, Páblius Staduto Braga, diretor do laboratório de ergoespirometria e calorimetria indireta do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, para saber quais esportes são mais seguros em tempos de pandemia. "Com a premissa de evitar aglomeração — o que não é fácil no mundo infantil das brincadeiras —, alguns esportes ou atividades podem ajudar neste sentido", garantiu ele. Confira, abaixo, cinco opções para os pequenos:


1) BICICLETA
O fato de ser uma atividade individual, já credencia como um bom esporte neste tempo de pandemia. Além disso, andar de bicicleta ajuda na resistência, nas habilidades motoras e na força de pernas. No entanto, deve ser estimulado com uso de máscara e pode ser feito com um bom número de minutos.

2) NATAÇÃO
Estudos recentes tem mostrado que o coronavirus não tem reistencia à agua com cloro em piscinas, o que pode ser um bom diferencial para a prática do esporte. Nadar ajuda a melhorar o ritmo de respiração, por isso é um grande auxiliador no tratamento de asma, ajuda na resistência e na força também. Mas os cuidados devem ser redobrados no momento de usar os vestiários, onde pode haver risco de contato com o vírus.

+ Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças utilizem máscaras para a prática de esportes

3) CAMINHADA E CORRIDA
Caminhar sempre é uma boa prática, ainda mais em espaços ao ar livre e grandes, como parques, praias e ruas arborizadas. Também deve ser feito com máscaras e pode ser feita por um bom tempo, cerca de 60 minutos. O mesmo vale para trilhas com a natureza de pano de fundo.

4) TÊNIS DE MESA
Um bom esporte que pode trazer agilidade, reflexo e atenção é o tênis de mesa, além de condicionamento físico. Em locais compartilhados, deve ser praticado com máscara. Mas a boa notícia é que ele pode ser facilmente praticado em casa. Se instalado em locais abertos como jardins e varandas, melhor ainda!

5) TÊNIS DE CAMPO
Pode ser praticado sem máscara, pois o contato com o professor ou com o oponente não existe. O esporte é muito bom para desenvolver agilidade e habilidades motoras, além de melhorar a resistência.

+ Crianças que fazem esportes e pulam corda tem ossos mais fortes, diz estudo



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/5-dicas-de-esportes-sem-aglomeracao-para-os-pequenos.html