Friday, May 21, 2021

Covid-19: "Até o fim do ano, saberemos se as vacinas são seguras e eficazes para grávidas e crianças", diz CDC

https://ift.tt/3vXKvfp

Os cientistas esperam saber o quão seguras e eficazes as vacinas contra a covid-19 são para crianças e gestantes até o fim deste ano. Em audiência no Senado estadounidense na última quarta-feira (19), Anne Schuchat, diretora adjunta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, disse que a expectativa é de que até dezembro de 2021 os pesquisadores tenham dados suficientes para decidir se as vacinas devem ser recomendadas ou não para grávidas e maiores de 9 anos. 

Vacina da AstraZeneca/Oxford é suspensa em estados brasileiros, após orientação da Anvisa (Foto: Getty Images)

 

Hoje, o CDC diz que as mulheres grávidas podem tomar a vacina, se quiserem. Porém, a vacinação para gestantes ainda não é uma recomendação oficial, já que as pesquisas sobre os efeitos a longo prazo desses imunizantes para grávidas ainda são limitadas. 

Segundo Anne, consolidar esses dados é fundamental para a garantir a segurança desse grupo e atingir uma possível imunidade coletiva. “Mulheres que estão grávidas e contraem covid-19 têm experiências piores com a infecção do que mulheres não-grávidas. Covid-19 também complica a gravidez, aumentando o risco de prematuridade e levando a outros tipos de complicações", disse.

Os testes e os estudos com vacinas para crianças também devem acelerar nos próximos meses, segundo o CDC. Rochelle Walensky, diretora do instituto, disse que espera que quase todas as faixas etárias de crianças sejam contempladas nas pesquisas até o fim do ano. "Aos poucos, as vacinas estão chegando para os mais jovens. Estamos fazendo estudos a partir dos 9 anos de idade, depois disso diminuimos para 6, então para 3 e agora para 6 meses", explicou. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/covid-19-ate-o-fim-do-ano-saberemos-se-vacinas-sao-seguras-e-eficazes-para-gravidas-e-criancas-diz-cdc.html