Friday, May 28, 2021

Covid-19: Agência Europeia de Medicamentos recomenda vacina da Pfizer para crianças de 12 a 15 anos

https://ift.tt/39eifw5

A Agência Europeia de Medicamentos anunciou nesta sexta-feira (28), que recomenda o uso da vacina contra o coronavírus feita pela Pfizer e BioNTech em crianças de 12 a 15 anos. Marco Cavaleri, chefe do órgão da EMA que revisou a vacina, disse que o regulador da União Europeia recebeu os dados necessários para autorizar a vacina para crianças e adolescentes e concluiu que ela é altamente eficaz contra a covid-19, informou a Abc News.

+ Mães relutam mais em vacinar seus filhos contra a covid-19 do que pais, segundo pesquisa

No entanto, a decisão ainda precisa ser carimbada pela Comissão Europeia e reguladores nacionais individuais, disse ele. A recomendação segue decisões semelhantes de reguladores no Canadá e nos Estados Unidos no mês passado, conforme os países ricos se aproximam lentamente de suas metas de vacinação para adultos e procuram imunizar o maior número possível de pessoas.

Criança sendo vacinada (Foto: Getty Images)

 

A vacina Pfizer-BioNTech foi a primeira a receber autorização nos 27 países da UE quando foi licenciada para uso em qualquer pessoa com 16 anos ou mais em dezembro. A recomendação da EMA de que a autorização da vacina seja expandida para crianças foi baseada em um estudo com mais de 2 mil crianças e adolescentes nos Estados Unidos que mostrou que a vacina era segura e eficaz. Os pesquisadores continuarão a monitorar a proteção de longo prazo e a segurança da injeção nas crianças por mais dois anos.

RECOMENDAÇÃO DA OMS

No entanto, a Organização Mundial da Saúde criticou os países ricos por passarem a vacinar suas populações mais jovens e em menos risco, dizendo que o número extremamente limitado de vacinas da covid deveria ser compartilhado com os países pobres para que eles também possam proteger seus profissionais de saúde e os mais vulneráveis. “Eu entendo por que alguns países querem vacinar suas crianças e adolescentes, mas agora eu os exorto a reconsiderar e a doar vacinas”, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no início deste mês, referindo-se à iniciativa de distribuição apoiada pela ONU vacinas de forma justa. Dos mais de 1 bilhão de injeções administradas globalmente, menos de 2% foram para países pobres.

OUTROS ESTUDOS

Outros fabricantes de vacinas também estão estudando se suas vacinas são seguras e protetoras em crianças. No início desta semana, a Moderna. disse que sua injeção protege fortemente crianças de 12 anos; e que apresentaria um pedido de autorização de uso de emergência à Food and Drug Administration dos EUA no próximo mês. Outra empresa norte-americana, a Novavax, tem uma vacina em estágio final de desenvolvimento e acaba de iniciar um estudo em jovens de 12 a 17 anos.

Tanto a Moderna quanto a Pfizer-BioNTech testaram suas vacinas em crianças de 6 meses a 11 anos, que recebem uma dose mais baixa do que os adolescentes e adultos. A Sinovac, da China, também apresentou dados preliminares aos reguladores do país, na esperança de provar que sua vacina é segura em crianças a partir dos 3 anos.

+ Vacina da Pfizer contra a covid-19 é autorizada para crianças de 12 a 15 anos no Canadá



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/covid-19-agencia-europeia-de-medicamentos-recomenda-vacina-da-pfizer-para-criancas-de-12-15-anos.html