Tuesday, May 25, 2021

Andréia Sadi: CPI dos BBBebês!

https://ift.tt/34i7pSV

Na gravidez e agora no puerpério [pós-parto], toda entrevista que dei ou conversa que tive, invariavelmente, caía na clássica pergunta: “e como você está conciliando o trabalho com a maternidade?” Não sei responder, pois ainda estou de licença-maternidade. E confesso que acho muito machista essa pergunta. Não creio que André [Rizek], meu marido, tenha sido questionado sobre isso desde que voltou a trabalhar na TV. Pai de primeira viagem, ele concilia paternidade e trabalho aprendendo a equilibrar os pratinhos nessa nossa nova vida. A diferença é que eu ainda não estou conciliando a rotina do trabalho com a maternidade, mas com meus outros lados, como o lado mulher.

Andréia Sadi e os gêmeos, João e Pedro (Foto: Bob Wolfenson)

 

Nas últimas semanas, no entanto, me vi às voltas com situações que me fizeram refletir e ter a certeza de que se repetirão quando eu voltar a trabalhar. Explico já - antes, um retrospecto: cobri, em Brasília, todas as grandes crises políticas da última década - durante o impeachment de Dilma Rousseff, por exemplo, não consigo me lembrar de ter desligado um final de semana sequer. Assim como nas eleições presidenciais de 2010, 2014 ou 2018. A verdade é que eu não queria e não conseguia: eu gosto de ficar ligada e a notícia não parava. Isso me rendeu, claro, um hábito do qual não me orgulho, mas que trago desde sempre e com o qual me acostumei: dormir pouco.

 

 

Acho que, por isso, quando me perguntam, digo que a privação de sono não parece ser meu principal obstáculo nessa fase inicial. Pelo menos até aqui, tenho para mim que fico mais esgotada e exaurida por causa das dupla funções com os gêmeos no dia a dia, entre amamentar e acalmá-los o dia todo, por exemplo, o que requer atenção exclusiva e vigília permanente. É um tal de #olhonolance 24 por 7! E acho que toda mãe vai concordar comigo: não existe casa mais vigiada no Brasil do que a de um recém-nascido (aqui, multiplique por 2, rsrs...)

André Rizek e os pequenos, João e Pedro (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Como passo o dia em casa com a duplinha, praticamente sem sair, por causa da pandemia, me vi às voltas acompanhando um outro BBB: a CPI da Covid. E aí entra a mãe-jornalista: enquanto um olho está na crias, o outro está assistindo à sucessão de mentiras e contradições de convidados a depor na comissão. Enquanto assisto, troco zaps com algumas fontes, senadores e ministros do governo para comentar os lances da CPI. Não adianta: eu sou assim, poderia estar em Marte que ligaria a Globonews no aplicativo para saber das notícias e também o zap para falar com as minhas fontes. Já aceitei que sou assim, dói menos kkk. E aí chegamos ao ponto a que me referi no começo do texto: quando uma fonte pede para ligar, eu digo que, sim, posso falar, mas atendo e já aviso que temos companhia barulhenta: “tem trilha sonora aqui agora! Pedro e João na área!”

 

Já contei aqui na coluna que estou acostumada a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Analisar a CPI com os meninos no colo também virou uma companhia nesses tempos - e meu momento de conexão com meu lado jornalista, que tanto amo. Agora entendo mensagens de mães que me escreviam quando estavam de licença e minha gravidez nem era um plano, contando que eu fazia companhia a elas na Globonews quando entrava ao vivo. Nunca me esqueço da mensagem de Amanda Campos, uma mãe que me contou no Instagram que todo dia estávamos juntas durante a gestação dela: ela, maternando e bordando; eu, “levando o mundo para dentro da casa dela”, trabalhando no jornalismo da TV. Te entendo hoje, Amanda!

Gosto da ideia de que meus diferentes “lados” são complementares: a jornalista, a mãe, a mulher. E, como diz uma amiga, mãe feliz é bebê feliz. Estar conectada com meu lado jornalista me faz feliz - e quero mostrar isso para meus amores desde sempre.
Só acho, como a gente brinca aqui em casa, que eles não vão ver a hora de me despachar para Brasília para poderem colocar no canal Gloob! Enquanto isso, #meucontrole #minhasregras: liga na CPI dos BBbebês!

Andréia Sadi (Foto: Divulgação/TV Globo)

Andréia Sadi, jornalista, paulistana, 33 anos, mãe de João e do Pedro. Comento política na GloboNews ,TV Globo e CBN apresento o programa em Foco, na GloboNews e escrevo sobre os bastidores da política no G1. Por aqui, maternidade e tudo mais que couber.

Quer falar com a colunista? Escreva para crescer@edglobo.com.br



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Andreia-Sadi-A-mae-ta-on/noticia/2021/05/andreia-sadi-cpi-dos-bbbebes.html