A fotógrafa Anne Lucy Silva Barbosa, que mora em Manaus, no Amazonas, foi premiada pelo Concurso de Imagens de Fotografia de Nascimento de 2021 na última quinta-feira (8/2). A competição, organizada pela Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Parto (IAPBP), é como se fosse o "Oscar" dos fotógrafos que trabalham com ensaios de parto. O concurso é dividido em duas categorias: uma é escolha dos jurados e a outra é a escolha dos membros da associação, que são formados por fotógrafos de parto.
Anne conta que na escolha dos jurados, sua foto, “The Greatest Love In The World” (“O maior amor do mundo) ganhou na categoria Delivery — que é aquela que se enquadra logo após o nascimento do bebê, mas antes do nascimento da placenta. Já na escolha dos membros, a profissional ganhou como melhor foto no geral. "Esse prêmio é um reconhecimento maravilhoso por todo o trabalho e dedicação da qual nós nos propomos a oferecer", diz Anne à CRESCER.
"Fotografar partos significa viver de plantão, já que só quem sabe o dia que vai nascer é o bebê. Perdemos noites de sono, feriados, eventos de família... tudo para estarmos presente e registrarmos o dia mais importante de outras famílias. Se com essa premiação mais pessoas puderem conhecer e valorizar a fotografia de parto, o significado será maior ainda. Mas tudo isso só é possível graças a todas as famílias que acreditam e valorizam nossa profissão e entendem o tamanho do nosso amor e dedicação. Elas são as responsáveis por eu ter chegado até aqui".
A amazonense começou a fotografar em 2016, quando engravidou de seu primeiro filho, Benjamin Gael. "Quando descobri que estava grávida, saí do meu antigo emprego que me desgastava muito. Meu companheiro sabia que eu era apaixonada por fotografia e me presenteou com uma câmera semiprofissional. Então o que começou por hobby ainda durante a gravidez, se tornou profissão depois que o Benjamin nasceu", relata a mãe.
A escolha por estar dentro das salas de parto também veio de sua experiência com a gravidez. Quando estava gestante, Anne começou a pesquisar sobre partos que gostaria de ter. "Conheci as fotos e vídeos de partos humanizados e me apaixonei. Sempre que via aquelas imagens me emocionavam e me tocavam profundamente. Decidi que era com aquele tipo de fotografia que queria trabalhar", diz.
Ela conheceu a Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Parto em 2017. Acompanhava as fotógrafas de fora do Brasil e sempre sonhou em ser premiada no Concurso de Imagens de Fotografia de Nascimento e chegou a mandar suas fotos três vezes, porém só na edição deste ano que ela ganhou não apenas em uma, mas em duas categorias.
"A foto premiada mostra a mãe que se chama Lourdiane com seu filho Arthas nos braços. A história da Lourdiane foi de muita força e superação. Ela escolheu a via de parto que queria trazer seu filho ao mundo e lutou muito para consegui-la. Ficou horas e horas em trabalho de parto. Mas precisou de uma cesárea. E quando ela pôde finalmente ter seu filho nos braços, a emoção transbordou. Foi impossível não se emocionar junto", relata Anne.
Para a fotógrafa, a imagem traduz perfeitamente o que é a emoção de uma mãe ao ver seu filho pela primeira vez. "De sentir sua pele, sua temperatura, seu cheiro. Aquele ser, que ela já amava há tantos meses sem conhecer, finalmente se materializou sob seu olhar. Para mim, ela representa força, coragem, emoção... Mas acima de tudo muito amor", diz.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/02/brasileira-e-premiada-em-concurso-internacional-e-conta-historia-por-tras-de-foto-vencedora.html