Luciana Silva*, 34 anos, que está grávida de 5 meses, acabou se envolvendo em um acidente grave no estacionamento de uma loja de roupas, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Era por volta das 8h40 da manhã, da última quinta-feira (1/08), ela foi entrar na loja que já é cliente e acabou passando por cima de um hidrante, que fez com que o carro saltasse e perdesse o controle. "Eu estava em baixa velocidade na rua e fiz a volta para entrar na rampa que dá acesso ao estacionamento subterrâneo. Acabei passando por cima de um hidrante que fez o carro dar um pulo. Como o carro é automático, na hora não achei o freio e ele acelerou demais, não sei se o sapato que estava usando enroscou embaixo também. Foi tudo muito rápido, questão de segundos. Quando eu percebi, o carro estava dando um looping e eu estava de cabeça para baixo", diz.
Na hora que o carro virou ela começou a gritar e ficou com muito medo da loja desabar por cima do carro. Vieram algumas pessoas para socorrê-la. A primeira coisa que Luciana disse é que estava grávida. " As pessoas se mobilizaram rapidamente para abrir a porta e me retirar do veículo.", contou. Ela saiu andando, sem nenhum arranhão. "O SAMU chegou e eles pediram para me levar ao hospital e fazer exames para saber se estava tudo bem com o bebê. Fui para o Hospital Tacchini e graças a Deus estamos bem", disse. Luciana acredita que vai demorar muito para passar o susto e que antes do bebê nascer não vai mais colocar a mão no carro. "A minha maior preocupação era o bebê. Acho que é um milagre nós sairmos ilesos deste capotamento. Só estamos vivos porque Deus quis", disse.
*A pedido da gestante o nome dela foi trocado.
+ Pai leva multa astronômica ao dirigir com esposa em trabalho de parto
Dicas para dirigir com segurança na gravidez
Não há uma recomendação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que estabeleça em qual momento da gravidez a mulher deve deixar o veículo na garagem. Quem deve decidir isso é você junto com o seu obstetra. No entanto, é comum que os especialistas orientem que o mais adequado é dirigir até o oitavo mês. “Se a barriga estiver muito grande, diante de qualquer freada, há risco de que ela se choque com o volante. Mesmo uma batida de menor intensidade pode causar descolamento da placenta ou rompimento da bolsa”, explica a obstetra Ana Paula Beck (SP).
Volante distante da barriga - Se o seu automóvel tiver volante regulável, coloque-o de modo que fique distante da sua barriga. Se você tem o hábito de usar uma almofada atrás das costas, para aliviar o desconforto da coluna, saiba que essa medida é contraindicada, já que aumenta a aproximação do corpo com a direção. E claro: é essencial usar o cinto de segurança de três pontas.
+ Direção perigosa: a maioria dos pais admite trocar mensagens de texto enquanto dirige
Só dirija se estiver se sentindo disposta - “Os enjoos não costumam ser repentinos. Se a grávida já estiver com mal-estar antes de sair de casa, melhor ficar em repouso, se recuperando”, recomenda o ginecologista e obstetra Edilson Ogeda (SP). A mesma regra vale para quem sente tonturas ou desmaia com frequência na gestação: o melhor, nesses casos, é evitar dirigir. Se houve algum episódio recente de sangramento, os especialistas também contraindicam que a gestante conduza o veículo. Todos esses sintomas contribuem para que a mulher se distraia e não foque a atenção devida no trânsito.
Evite trajetos longos - Caso esteja há quatro horas dentro do carro, faça uma parada em um local seguro e saia do automóvel para esticar as pernas. O inchaço, principalmente na fase final da gravidez, dificulta a agilidade da mulher. Caminhe, beba líquido, descanse e retome a rota.
+ Quer saber até que mês as mães dirigiram na gravidez? Pergunte no Fórum CRESCER
Antecipe uma emergência - E se sentir alguma contração enquanto estiver dirigindo sozinha? Antes que isso aconteça, já tenha em mente quais serão suas atitudes em caso de emergência. Deixe sempre os números de telefone de familiares e de seu obstetra ao seu alcance. No momento da dor, encoste o carro em um local seguro e chame um táxi. Nada de dirigir até o hospital! Se as estratégias já estiverem pré-planejadas, você vai saber como agir no momento de tensão.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/08/gravida-fica-ferida-apos-capotar-carro-em-estacionamento-no-centro-de-bento-goncalves-rs.html