Friday, September 17, 2021

Sociedade Brasileira de Pediatria lista 4 motivos pelos quais adolescentes devem continuar sendo vacinados contra a covid-19

https://ift.tt/3Cl3h3u

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, nesta sexta-feira (17), o seu parecer sobre a nota técnica do Ministério da Saúde recomendando que a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos se restringisse somente aos jovens que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Vacinação de adolescentes gera controvérsia após recomendação do Miinistério da Saúde (Foto: Pexels)

 

No documento, a entidade lista 5 motivos pelos quais a vacinação do público jovem deve continuar ocorrendo (veja abaixo). “Devemos continuar garantindo a segurança e ampliando elementos para a análise contínua da relação risco / benefício das vacinas anti covid-19", disse a entidade.

“A vigilância de eventos adversos pós-vacinação deve ser contínua, com todas as vacinas em todas as idades, para que possamos continuar atestando a segurança e o perfil de risco benefício das vacinas covid-19", conclui o documento.

 

Por que seguir vacinando adolescentes, segundo a SBP?

1- Crianças e adolescentes não estão isentos de contágio

Mesmo que o público pediátrico represente um percentual pequeno do total de casos de covid-19 e em maioria com sintomas leves ou assintomáticos, crianças e adolescentes não estão isentos da ocorrência de formas graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, além de casos de covid-19 longa e suas consequências. “O número de óbitos reportado no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, somado ao total do ano anterior, é de 2.416 óbitos de crianças e adolescentes, representando mais do que a soma de todos os demais óbitos por doenças imunopreveníveis, o que denota o impacto da doença nessas faixas etárias”, informou a entidade. 

 

2 - A vacina autorizada pela Anvisa é segura e eficaz

A vacina da fabricante Pfizer (única autorizada pela Anvisa para aplicação em adolescentes no Brasil) foi avaliada em estudos clínicos nos EUA e demonstrou segurança e eficácia em adolescentes saudáveis ou com doenças pré-existentes estáveis. Foram detectados poucos eventos adversos graves gerais. A vacina é aprovada por agências internacionais (FDA e EMA) e vem sendo utilizada em adolescentes em mais de 14 países, segundo a SBP.

3 - Efeitos adversos são menores do que o benefício

O efeito adverso mais grave relacionado com o imunizante da Pfizer foi a miocardite (inflamação do músculo cardíaco), mas a maioria dos pacientes respondeu bem ao tratamento e teve rápida recuperação. Além disso, o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA continua recomendando a vacinação de adolescentes porque com a circulação da variante delta (que é mais transmissível), os benefícios da vacinação superam os riscos de quaisquer eventos adversos raros relacionados à vacina. O Reino Unido, recentemente, passou a recomendar, também, a vacinação para adolescentes.

4 - Vacinar jovens ajuda a controlar infecção

Para o controle da cadeia de transmissão da doença é necessária uma ampla cobertura vacinal para todas as faixas etárias. 

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/sociedade-brasileira-de-pediatria-lista-4-motivos-pelos-quais-adolescentes-devem-continuar-sendo-vacinados-contra-covid-19.html