Thursday, September 30, 2021

Casos de covid entre crianças aumentam nos EUA

https://ift.tt/37x7015

 

A covid-19 impactou muito mais os adultos que os pequenos. No entanto, à medida que a população mais velha vai sendo imunizada, as crianças não vacinadas acabam representando uma parcela maior dos casos de coronavírus, se compararmos com o cenário que vimos no ano passado. É o que está acontecendo nos Estados Unidos. De acordo com dados da Academia Americana de Pediatria (AAP), desde o início da pandemia, o país já registrou 5,7 milhões de casos de covid-19 entre as *crianças, sendo assim, elas representam 16% do total de casos acumulados. 

Pelos dados divulgados, também é possível observar um incremento de casos no grupo da população infantil. Ao longo de duas semanas, entre 9 e 23 de setembro, houve um aumento de 8% no número acumulado de casos de crianças com a covid-19 — de 5,292,837 para 5,725,680, isto é, foram adicionados mais de 430 mil casos nesse período. Além disso, na semana que se encerrou em 23 de setembro, as crianças representaram 26,7% dos casos semanais de covid-19 relatados — sendo que elas representam 22,2% da população dos Estados Unidos. Apenas entre 16 e 23 de setembro, também foram notificados 206.864 casos de covid-19 em crianças. 

Criança de máscara (Foto: Getty Images)

 

Apesar de um crescente número de casos, as hospitalizações e óbitos continuam incomuns. Com base nos dados divulgados pelos estados norte-americanos, as crianças representam entre 1,6% e 4,1% do total de hospitalizações acumuladas, sendo que apenas entre 0,1% e 2% de todos os casos de covid-19 infantis resultaram em hospitalização. Com relação aos óbitos, essas taxas são ainda mais baixas. As crianças representaram entre 0% e 0,27% do total de morte por covid-19. Nos relatórios dos estados, 0% e 0,03% de todos os casos de crianças com covid-19 resultaram em morte.

Lee Savio Beers, presidente da AAP, comentou que os últimos 18 meses foram duros tanto para adultos como para as crianças. "Os pediatras viram em primeira mão o impacto da covid-19 nas crianças — tanto direto quanto indiretamente. O recente aumento de casos de covid-19 entre crianças renova nosso compromisso de usar todas as nossas ferramentas para manter as crianças protegidas contra covid-19, incluindo vacinas disponíveis, o uso de máscaras, distanciamento apropriado e testes necessários", pontuou. 

Nos Estados Unidos, 64,4% da população já está vacinada com pelo menos uma dose e 55,8% com seu esquema vacinal completo. Entre os com 12 anos ou mais — faixa etária que inclui os adolescentes que podem tomar a vacina da Pfizer — a taxa de vacinados com ao menos uma dose é de 75,3% e totalmente vacinados 64,9%. 

Atenção com os dados 

Segundo o infectologista e pediatra Renato Kfouri, que também é presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, os dados da Academia Americana de Pediatria devem ser interpretados com cuidado. "Toda vez que temos uma nova onda, como foi a causada pela variante delta nos Estados Unidos, ela tende afetar mais os não vacinados", explica o médico.

De acordo com Kfouri, no início da pandemia, víamos que as crianças, proporcionalmente, não representavam uma parcela muito grande dos casos de covid-19. Com a vacinação da população adulta, esse cenário foi se alterando. Caso se tenha uma nova onda aqui no Brasil, o infectologista destaca que é possível sim que as crianças representem uma parcela maior dos casos do que antes, porém, isso está mais ligado à vacinação do que de fato a uma predileção da variante delta pelas crianças.

No entanto, o médico ressalta sobre a importância de imunizar os pequenos. Mesmo não sendo tão afetados, eles não estão isentos de pegar a doença e podem desenvolver quadros como da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e até mesmo a covid longa

* As faixas etárias das crianças variam em cada estado norte-americano 

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/09/casos-de-covid-entre-criancas-aumentam-nos-eua.html