Thursday, September 16, 2021

Pfizer planeja conseguir aprovação de vacina contra covid para bebês acima de seis meses em novembro nos EUA

https://ift.tt/3Ejj3hf

A farmacêutica Pfizer sinalizou que pretende entrar com o pedido de aprovação da vacina contra covid para bebês acima de seis meses em novembro nos Estados Unidos. Apesar de esse ser o cronograma, os planos podem ser alterados dependendo dos resultados dos testes que estão sendo atualmente realizados pela empresa para comprovar a segurança e eficácia do imunizante em crianças entre seis meses e cinco anos.

Vacina da gripe dá reação em bebê? (Foto: Getty Images)

 

De acordo com o Financial Times, o diretor financeiro da Pfizer, Frank D'Amelio, afirmou nesta quarta-feira (15) que os dados dos testes da vacina contra covid em crianças de seis meses a cinco anos devem estar prontos para serem apresentados ao FDA, órgão que regula medicamentos nos Estados Unidos, em novembro. “Vamos entrar com o pedido de autorização para crianças nessa faixa etária, algumas semanas depois de apresentarmos os dados sobre a aplicação para crianças de 5 a 11 anos”, afirmou D’Amelio.

Segundo a farmacêutica, as crianças receberão doses da vacina menores que as dos adultos. No Brasil e outros países, como o Reino Unido, a vacina da Pfizer contra covid já é aprovada para maiores de 12 anos. De acordo com a farmacêutica, os pequenos entre seis meses e cinco anos receberão uma vacina de 3 microgramas, as crianças de 6 a 11 anos receberão, 10 microgramas, enquanto os adolescentes com mais de 12 anos e os adultos recebem 30 microgramas completos. Os testes preliminares da vacina Pfizer em crianças sugerem que ela é segura e eficaz.

Existem, porém, algumas preocupações em relação a efeitos colaterais raros da vacina nessa faixa etária. Estudos mostram que em adolescentes e adultos jovens, existe um risco menor de um em 10 mil de a vacina provocar uma inflamação no coração, conhecida como miocardite. Embora a grande maioria das pessoas que contraem miocardite sejam tratadas em poucos dias, não está claro quais são os efeitos do problema a longo prazo.

Como o risco de covid grave em crianças também é muito baixo, médicos e governantes precisarão fazer uma análise de riscos e benefícios para decidir se a imunização dessa faixa etária vale a pena.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/pfizer-planeja-conseguir-aprovacao-de-vacina-contra-covid-para-bebes-acima-de-seis-meses-em-novembro-nos-eua.html