Wednesday, September 22, 2021

Entenda quando a falta de apetite deve ser uma preocupação para os pais

https://ift.tt/3kyVFo1
Como andam a alimentação e o apetite do seu filho? (Foto: Getty Images)

 

Uma das maiores reclamações dos pais nos consultórios pediátricos é relacionada à falta de apetite dos filhos e ao impacto que isso pode ter na saúde das crianças. Também são comuns os relatos de cenas tensas na hora das refeições, com direito a caretas, choro e muita gritaria – o que pode ser passageiro, mas também o início de um problema sério.

A recusa de um prato não necessariamente é motivo para preocupação, mas é importante que os pais e cuidadores estejam atentos ao comportamento alimentar das crianças. A falta de apetite, quando constante, pode indicar algum distúrbio cujo impacto pode afetar negativamente o desenvolvimento da criança.(1)

O primeiro passo é estar atento a sinais como não querer comer durante refeição, perda peso e/ou peso abaixo da faixa da idade. A ausência de nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, potássio e zinco pode desregular funções orgânicas importantes – e descobrir o que está causando a redução da fome é o ponto de partida para reverter esse quadro.(1,2)

Existem problemas casuais que merecem atenção. A distração causada por brinquedos e telas de TV, celulares e tablets pode atrapalhar a criança na hora da refeição, estimulando-a a querer encerrar rápido. Outro ponto importante a ser levado em consideração é o das doenças sazonais, como resfriados, gripes e infecções respiratórias, que reduzem o apetite de qualquer pessoa.(3)

Há também as fases em que os pequenos que não têm interesse em experimentar novos alimentos. Chamados de comedores seletivos, eles costumam fugir de determinados alimentos, mas não necessariamente de todos. Seja qual for o caso, é importante traçar estratégias para driblar a resistência durante as refeições.(1)

Alguns exemplos importantes são manter uma rotina com os horários das refeições, não transformar a refeição em castigo - e nem a sobremesa em recompensa, incluir a criança tanto nas compras de alimentos, quanto na hora do preparo e, o mais importante, respeitar o apetite de seu filho – ou a falta dele. Comer menos da metade do que foi colocado no prato pode ter sido o suficiente para aquele momento - e cabe aos pais e cuidadores entender a necessidade de cada criança.(1,4)

Por outro lado, existem casos considerados mais sérios, diretamente ligados a traumas psicológicos, infecções e outras possíveis doenças1.Daí a importância de consultar sempre um médico para entender se a criança ou adolescente está com algum problema que possa resultar na rejeição de alimentos, determinando quais os passos para adequar a situação ou se há necessidade de prescrição de algum medicamento para apoiar na solução da falta de apetite.

Cobavital® é um estimulante de apetite indicado para crianças a partir de 2 anos e adultos. Saiba mais em www.cobavital.com.br

COBAVITAL® (COBAMAMIDA + CLORIDRATO DE CIPROEPTADINA) MS: 1.0553.0344. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS. VIA ORAL. INDICAÇÕES: estimular o apetite, distúrbios pondero-estaturais da infância, estado de astenia e anorexia e períodos de convalescença. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. COBAVITAL® É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS. Registrado por: Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. MB 04 (BU 10). ABBOTT CENTER Central de relacionamento com o cliente: 0800 703 1050 abbottcenter@abbott.com. Material destinado ao público em geral. Código:BRZ2190130-2. Setembro/2021.

Referências:
1. Kachani, AT et al. Seletividade alimentar da criança. Pediatria (Säo Paulo); 27(1): 48-60, 2005.
2. Haimi M, Lerner A. Nutritional deficiencies in the pediatric age group in a multicultural developed country, Israel. World J Clin Cases. 2014;2(5):120-125.
3. HCor Associação Beneficência Síria. Pediatra do HCor lista as principais causas de falta de apetite em crianças. Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/pediatra-do-hcor-lista-as-principais-causas-de-falta-de-apetite-em-criancas/. Acesso em Setembro/2021.
4. Mayo CLinic. Children's nutrition: 10 tips for picky eaters. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/childrens-health/in-depth/childrens-health/art-20044948. Acesso em Setembro/2021



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Cobavital/noticia/2021/09/entenda-quando-falta-de-apetite-deve-ser-uma-preocupacao-para-os-pais.html