Monday, September 20, 2021

1 em cada 5 crianças consumiu fast food com mais frequência durante a pandemia, diz pesquisa

https://ift.tt/3zAH7tv

Uma pesquisa sobre hábitos alimentares do público infantil, divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Hospital Infantil da Universidade de Michigan (nos EUA), descobriu que 20% dos pais (ou um em cada cinco) afirmam que seus filhos consumiram fast food com mais frequencia durante a pandemia.

lanche_hamburguer_mcdonalds_fast_food (Foto: thinkstock)

 

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores entrevistaram 2.019 pais norte-americanos, com filhos de 3 a 18 anos. Primeiro, foi questionada a percepção dos pais sobre o peso de seus filhos: 76% declararam que seu filho está no peso certo, 13% acham que a criança está acima do peso e 10% disseram que o filho está abaixo do peso ideal.

A análise descobriu que a pandemia da covid-19 teve muita influência nos hábitos alimentares das crianças. Cerca de 28% dos pais de crianças com sobrepeso afirmaram que a família aumentou o número de refeições em fast food durante a quarentena, enquanto 18% dos pais de crianças consideradas com o peso ideal deram a mesma resposta.

 

A maioria dos pais (85%) concordou que fast food não é saudável, mas 84% acreditam que não tem problema consumir esse tipo de alimento com moderação. Um terço dos entrevistados acredita que fast food tem um bom custo benefício e 72% afirmaram que essa é uma boa opção rápida para quando se está sem tempo para cozinhar.

Cerca de 88% dos pais permitem que os filhos escolham o que vão comer e apenas 33% (ou 1 em cada 3) lêem as informações nutricionais dos alimentos antes de oferecer aos filhos. Aproximadamente 54% dos pais de crianças com sobrepeso declararam permitir que seus filhos consumam refrigerante junto com fast food, enquanto 31% dos pais de crianças com peso ideal também afirmaram permitir o consumo da bebida.  

 

"Uma refeição de fast food geralmente excede a ingestão recomendada de gordura, sódio e calorias para o dia inteiro, sem fornecer muitos nutrientes. Os pais devem considerar o uso de informações nutricionais para ajudar seus filhos a aprender como fazer escolhas mais saudáveis. Tentar tornar essas refeições um pouco mais saudáveis pode ter um impacto importante", declarou o pediatra Gary L. Freed, codiretor da pesquisa, ao site News Medical.

Além disso, mais pais de crianças declaradas “com excesso de peso” dizem que seus filhos comem fast food pelo menos duas vezes por semana (33% contra 17% dos pais de crianças com peso ideal). Os pais relataram ainda barreiras para fazer refeições caseiras, como estar muito ocupado para cozinhar (43%) ou estar muito estressado (22%). Essas barreiras foram relatadas mais comumente entre pais com filhos com excesso de peso.

"Para muitas famílias, há desafios e demandas relacionadas à pandemia que podem ter dificultado a manutenção de uma alimentação saudável, o que pode impactar negativamente a saúde das crianças”, avaliou o pediatra.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/1-em-cada-5-criancas-consumiu-fast-food-com-mais-frequencia-durante-pandemia-diz-pesquisa.html