Tuesday, September 21, 2021

Na Austrália, crianças de 5 a 11 anos devem receber vacina da Pfizer em breve

https://ift.tt/3gySxGR

 

O Ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, pediu para a farmacêutica Pfizer solicitar à Australia's Therapeutic Goods Administration — agência regulatória do país — a autorização para aplicar sua vacina contra a covid-19 em criança de 5 a 11 anos, informou o Daily Mail. O pedido foi encaminhado por escrito à chefe da Pfizer na Austrália, Anne Harris. Recentemente, a Pfizer anunciou que sua vacina é eficaz para crianças nessa faixa etária. Na Austrália, a vacina já foi aprovada para pessoas com mais de 12 anos.

Para crianças menores de 12 anos, a Pfizer testou uma dose muito mais baixa — um terço da quantidade aplicada em adultos. No entanto, após a segunda dose, crianças de 5 a 11 anos que participaram dos testes desenvolveram níveis de anticorpos tão fortes quanto adolescentes e adultos jovens que receberam as vacinas de forma regular, disse Bill Gruber, vice-presidente sênior da Pfizer. A dosagem menor também se mostrou segura, com efeitos colaterais temporários semelhantes ou menores — como braços doloridos, febre ou dores — do que os adolescentes experimentam, afirmou ele. A farmacêutica analisou a dose mais baixa em 2.268 crianças.

Vacina ainda não foi liberada pela Anvisa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Médicos australianos manifestaram apoio à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos nas escolas já no próximo ano. Já o presidente da Associação Médica Australiana, Omar Khorshid, disse, em um inquérito do Senado nesta terça-feira (21), que uma implementação para crianças mais novas dependeria de testes clínicos e aprovação regulatória. “Suspeito que um programa de vacinas nas escolas ocorrerá no próximo ano porque vai demorar muito para que várias aprovações sejam realizadas e precisamos ter um suprimento de vacina”, apontou ele.

A Pfizer anunciou ainda que pretende submeter sua vacina à aprovação do Food and Drug Administration, agência regulatória norte-americana, até o final do mês para uso emergencial nessa faixa etária. E, em seguida, fazer o mesmo com os reguladores europeus e britânicos. No início deste mês, o chefe da FDA, Peter Marks, disse que assim que a Pfizer entregar os resultados do estudo, a agência avaliará os dados "esperançosamente em questão de semanas" para decidir se as vacinas são seguras e eficazes o suficiente para crianças mais novas.  

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/09/na-australia-criancas-de-5-11-anos-devem-receber-vacina-da-pfizer-em-breve.html