Friday, April 16, 2021

Vacina da Pfizer começa a ser testada em crianças de 2 a 5 anos

https://ift.tt/3g65IPu
Bebê sendo vacinado (Foto: Getty Images)

Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) já estão testando a vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 em crianças de 2 a 5 anos. Na última quarta-feira (14), as primeiras doses do imunizante começaram a ser aplicadas nos 144 voluntários que estão participando da primeira fase da pesquisa.  

“Queremos proteger as crianças da mesma forma que queremos proteger os adultos dessa doença”, disse a pediatra Yvonne Maldonado, líder do estudo em Stanford, em entrevista ao Los Angeles Times. “O objetivo é ter uma vacina pediátrica disponível para todas as faixas etárias, dos 6 meses à idade adulta.”

O objetivo da primeira fase do estudo é encontrar uma dosagem segura para as crianças em idade pré-escolar. Só depois, na segunda e terceira fases, serão feitos testes para checar a eficácia da vacina. Segundo a Pfizer, participarão 144 crianças voluntárias na fase 1 e até 4.500 nas fases 2 e 3.

Para a faixa etária dos 2 a 5 anos, os pesquisadores começaram testando uma dose de 10 microgramas de vacina. Se for compravado seguro, aumentarão a quantidade de imunizante para 20 e 30 microgramas. Em pessoas com 16 anos ou mais, são aplicadas duas doses de 30 microgramas cada, com 21 de intervalo entre elas. 

“A missão é realmente encontrar a dose certa para as crianças e ter certeza de que toleram a dose, não desenvolvem febres altas ou quaisquer eventos adversos dessas vacinas”, disse Maldonado. “Assim que conseguirmos uma boa dose que pareça funcionar bem, passaremos para as fases dois e três.”

No mês passado, a Pfizer anunciou que sua vacina contra a covid-19 é 100% eficaz em crianças e adolescentes de 12 a 15 anos. Segundo os laboratórios, em comunicado à imprensa, o ensaio de Fase 3 com 2.260 adolescentes apontou respostas robustas de anticorpos, excedendo aquelas registradas anteriormente em participantes vacinados com idade entre 16 e 25 anos.

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/04/vacina-da-pfizer-comeca-ser-testada-em-criancas-de-2-5-anos.html