Friday, April 9, 2021

SP: Escolas estaduais reabrem para aulas presenciais a partir de 14 de abril

https://ift.tt/2OBwXGv
Rossieli Soares (Foto: Reprodução: YouTube)

 

O governo paulista anunciou que o estado de São Paulo voltará para a Fase Vermelha do Plano SP, na próxima segunda-feira (12/4). A medida, divulgada nesta sexta-feira (9/4), pelo vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), é válida até o dia 18 de abril. Desde 15 de março, o estado estava na Fase Emergencial, com mais restrições de circulação e a atividades comerciais. Com avanço do estado para uma nova etapa, o Secretário de Educação, Rossieli Soares, anunciou que as aulas presenciais nas escolas estaduais serão retomadas a partir do dia 14 de abril, mas o retorno não é obrigatório. Segundo o Secretário, os dias 12 e 13 servirão para orientar as famílias e organizar a comunidade escolar.

Desde que o estado iniciou a Fase Emergencial, a Secretaria Estadual tinha orientado as escolas a abrirem apenas para quem mais precisa, como por exemplo, para a alimentação dos estudantes. Assim, a recomendação era seguir com as aulas online. Agora, as instituições de ensino podem estar abertas para as aulas curriculares. 

No entanto, vale lembrar que assim como na Fase Emergencial, a Fase Vermelha só permite que as unidades recebam até 35% dos alunos. "Recomendamos que as crianças menores sejam privilegiadas, porque as perdas são incomensuráveis. Educação é uma prioridade e a sociedade precisa ter clareza que o que nós estamos perdendo não será recuperável como as pessoas pensam", disse Rossieli.

Outro anúncio do governo de São Paulo é o adiantamento da vacinação dos profissionais de educação para o próximo sábado (10/4).

FASE VERMELHA

Apesar da mudança, fica mantido o toque de recolher das 20h às 5 horas da manhã, a proibição de cultos religiosos presenciais, a obrigatoriedade do trabalho home office para as atividades administrativas e a recomendação do escalonamento de horários alternados de trabalho para quem trabalha com comércio, serviços e indústria.

No entanto, na Fase Vermelha trará algumas flexibilizações como a reabertura de lojas de material de construção, retomada de eventos esportivos profissionais, sem público, e permissão para retirar comida e mercadorias diretamente nos bares, restaurantes ou lojas.  

O Estado de SP já soma mais de 81 mil óbitos por covid-19. Já o número de casos ultrapassa os 2,6 milhões, de acordo com a última atualização. As taxas de ocupação de UTI estão em 88,3% no estado e 87,2% na Grande São Paulo. 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/04/sp-escolas-estaduais-abrem-para-aulas-presenciais-partir-de-14-de-abril.html