Sunday, April 25, 2021

Marcelo Cunha Bueno: "aprendizado é acontecimento, transformação, a costura entre dois pontos que não se conheciam"

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escola_aluno_criança_professor_educação (Foto: Thinkstock)

 

Como deveria ser construído o conhecimento na escola? Reflito muito sobre essa dupla “ensino e aprendizagem” há tempos. Toda a lógica pedagógica está estruturada a partir da crença de que o “melhor ensino” cria as “melhores cabeças”. Daí, nasceram e se propagaram diversas teorias pedagógicas que são baseadas na forma como se ensina como principal recurso para desenvolver cognição e intelecto das crianças.

As tais correntes pedagógicas prometem efetividade, conteúdos e processos de acordo com seus conceitos de criança, de desenvolvimento infantil. Nas últimas décadas, vimos nascer inúmeras dinâmicas de aula, de diferentes correntes, que se baseiam sempre no “vir a ser”. A educação, como conhecemos, é um “vir a ser” sem fim. É um planejamento que não se faz no hoje. Os projetos de educação são “planos previdenciários” que adiam o hoje, prometendo entregar, no futuro, um adulto criativo, empático e crítico. Educação como resultado, só baseada no ensino. Isso sempre me incomodou. Porque educação é relação, e pressupõe atenção ao presente, levando em conta com quem está e onde está. A educação do presente está baseada no aprendizado.

 

A educação, como conhecemos, é um ‘vir a ser’ sem fim”
Marcelo Cunha Bueno

 

Aí está a responsabilidade de ser educador: estar atento ao que acontece para chamar a atenção do que se passa na relação que estabelece com seu estudante. Naquele momento, acontece o aprendizado. Aprendizado é acontecimento, transformação, a costura entre dois pontos que não se conheciam. É a afirmação da individualidade, mas também do ser coletivo.

A educação – baseada no “a priori do ensino”, em metodologias e correntes pedagógicas – é importante para organizarmos os conteúdos, mas a verdadeira educação deveria nascer do aprendizado. De acordo com o que se aprende, de como se aprende, deveríamos estruturar as escolas. Imaginem um currículo que abre possibilidade para a individualização das formas de ensinar? E como chegaríamos nesse lugar? Lançamos os desafios, os estímulos (em forma de aula, tarefas, leituras), os estudantes se relacionam com eles, produzem registros, avaliamos esses registros e criamos instrumentos e conteúdos específicos para cada um! Gente, as grandes transformações do mundo nasceram da ruptura entre o real e o possível!

A educação do ensino afasta a família do ato de ensinar, de educar. Sim, família educa e ensina (vide o que nos aconteceu na pandemia). E o que ocorreu nesse período nos provou que o ensino engessado não funciona para as mentes e os corações dessa infância e dessa juventude. Respeitar e estar atento ao aprendizado das crianças e jovens é lhes dizer que os escutamos, que estamos juntos nesse processo. Diálogo. É afirmar que a escuta é tão importante quanto a fala. Conversa. O ensino só sabe responder. O aprendizado quer perguntar, tem sede por mais. Ensinagem: o que nasce entre ensinar e aprender. Sonhemos.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Marcelo-Cunha-Bueno-Chao-de-escola/noticia/2021/04/marcelo-cunha-bueno-aprendizado-e-acontecimento-transformacao-costura-entre-dois-pontos-que-nao-se-conheciam.html