Monday, April 19, 2021

Ministério da Saúde lança Vacinômetro para imunização contra a gripe

https://ift.tt/3v4m5Ak
Bebê sendo vacinado (Foto: Getty Images)

 

O Ministério da Saúde lançou nesta semana o Vacinômetro da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, uma ferramenta online que pode ser acessada gratuitamente e indica a cobertura vacinal contra a gripe, ou seja, mostra quantas doses já foram aplicadas no público-alvo da ação. No Vacinômetro, atualizado semanalmente, é possível ver os índices de cobertura do país, de estados e de municípios. Atualmente, a campanha, que começou na última segunda-feira (12) já imunizou 1,8% de seu público-alvo. Há uma ferramenta similar disponível para o monitoramento da vacinação contra a covid-19.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe está sendo realizada em três etapas, divididas por grupos prioritários:

A partir do dia 12 de abril: crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas, mulheres no período até 45 dias após o parto; povos indígenas; e trabalhadores da saúde

A partir do dia 11 de maio: idosos com mais de 60 anos e professores.

A partir do dia 9 de junho: integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas deem preferência à imunização contra a covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. O indicado é depois de tomar uma dose, seja da vacina da gripe ou da covid, esperar pelo menos 14 dias até tomar outra vacina.

Além disso, a recomendação é que pessoas com suspeita de covid-19 adiem a vacinação contra a influenza. Caso seja comprovada a infecção pelo novo vírus, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total do quadro de covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas após o resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/04/ministerio-da-saude-lanca-vacinometro-para-imunizacao-contra-gripe.html