Friday, April 9, 2021

Como amamentar gêmeos?

https://ift.tt/3d10F0K
Andréia Sadi após dar à luz (Foto: Reprodução: Instagram )

 

Ter gêmeos significa ter mesmo tudo em dobro: a alegria, a emoção... e os perrengues. A amamentação pode parecer desafiadora. Se é difícil dar conta de alimentar um bebê dessa forma, imagine dois. É a situação da jornalista Andreia Sadi, colunista da CRESCER, que deu à luz os pequenos João e Pedro na última quarta-feira (7), por meio de uma cesárea. Segundo o obstetra que a atendeu, Renato Kalil, os pequenos foram para o peito dela na primeira hora de vida. "Depois da avaliação inicial, o neonatologista os dois bebês para mamarem no peito naquela golden hour. Foi ótimo. Isso sempre é possível, independente do parto. Após o término da cirurgia, Andréia subiu para o quarto e os bebês também. E as enfermeiras já levaram Pedro e João para mamar. Eles ficaram de 15 a 30 minutos mamando no peito", contou, em entrevista exclusiva a CRESCER.

Mas e depois disso? Como fica a amentação de gêmeos? Para tirar as dúvidas que podem ser de Andréia e de outras mães de múltiplos, conversamos com a consultora de amamentação Sabrina Cattaneo, de São Paulo (SP) (@sabrinacattaneoconsultoria). Confira as dicas:

Vou ter leite suficiente para amamentar dois bebês? Não vai faltar?

✅A produção acontece de acordo com a demanda, ou seja, quanto mais eficiente for a amamentação, mais leite a mãe vai produzir. Nosso corpo é perfeito e se adequa às necessidades .

Qual a melhor forma de amamentar gêmeos? Os dois ao mesmo tempo? Há uma regra? Um bebê pode ficar com menos nutrientes do que o outro?

✅ Não existe uma regra. Fica totalmente a critério da mãe definir a melhor forma de amamentar seus bebês. Tem mães que se adaptam super bem amamentando os dois bebês simultaneamente e outras que preferem amamentar um por vez. Ambas as formas funcionam bem. É importante que a mãe faça um rodízio da oferta das mamas, ou seja, o bebê que mamou no seio esquerdo nesta mamada, irá para o seio direito na próxima e assim sucessivamente. Esta troca de seios é importante porque sempre tem um dos bebês que é mais eficiente nas mamadas que o outro, então, ele vai estimular mais a produção e fluxo de leite. Com a troca, a produção será estimulada ao máximo.

É importante estabelecer uma rotina para os bebês para que eu, mãe, possa descansar, ou é preciso que seja sob livre demanda?

✅ A orientação para a amamentação é seguir a livre demanda, entendendo que isso significa amamentar os bebês sempre que eles tiverem fome. Isso não significa, necessariamente, oferecer o seio sempre que os bebês chorarem, porque nem sempre significa que estão com fome. O choro pode ser por diversos motivos, como sono, cansaço, incômodo e, lógico, por fome também. O mais importante é se conectar e observar as necessidades reais de alimentação, sono e atividades. Desta forma, um ritmo sempre acaba sendo estabelecido naturalmente, possibilitando descanso para a mãe.

Como cuidar dos seios que amamentam tanto?

✅ - Utilize sutiãs ou tops adequados ao tamanho da sua mama.
- Utilize as rosquinhas (donuts) que podem ser comprados prontos, feitos de paninhos de boca ou meias para que seus mamilos possam ficar arejados.
- Passe um pouco de leite materno nos mamilos e areolas após as mamadas.
- Evite uso de conchas, absorventes e pomadas.

Preciso mexer na alimentação?

✅Não é necessário, mas é claro que a mãe deve dar preferência aos alimentos
saudáveis e naturais, minimamente processados, mantendo uma alimentação variada e colorida. Importante ressaltar que mesmo que a mãe, por algum motivo, não consiga se alimentar bem, seu leite nunca será fraco e sempre será o melhor e ideal para seu bebê.

 

É possível aumentar a minha produção de leite?

✅ Sim, é possível, mas é importante procurar um profissional que possa avaliar, orientar e acompanhar seu caso específico.

Quais são as regras de ouro para uma amamentação efetiva?

✅ Começar o processo pensando na mãe, porque ela é a 'fábrica de leite', então, o primeiro passo é garantir que ela esteja confortável. O próximo passo é fazer o mesmo pensando na posição dos bebês, porque isso ajuda para que a pega aconteça de forma correta. E também é muito importante a mãe estar bem informada sobre o processo da amamentação, conseguir tirar todas as suas dúvidas e assim saber conduzir bem o bebê para uma amamentação efetiva.

Qual é o papel do pai nisso tudo?

✅ O pai é um grande aliado no processo da amamentação. Ele pode contribuir para que a mãe se sinta mais segura, auxiliada, incentivada e encorajada a seguir em frente. Ele pode participar da amamentação, mesmo não podendo ser a fonte de alimentação, mas sendo apoio para que ela aconteça. Ele pode, por exemplo, cuidar da mãe, trazendo uma comida, um copo de água, colocando o bebê para arrotar, trocando fralda, dando banho, ajudando nas tarefas de casa e informando-se, junto com a mãe, sobre todos os aspectos da amamentação. Assim, ambos estarão seguros e bem orientados. Quando o casal embarca junto na jornada, ela flui bem melhor e normalmente a amamentação se mantém por mais tempo.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/04/como-amamentar-gemeos.html