Thursday, April 15, 2021

Golden month: 6 passos para um pós-parto mais gentil

https://ift.tt/3tpKZdw
. (Foto: Getty Images)

 

 

 

 

 

Mês de ouro. É assim que a medicina chinesa denomina o pós-parto. De acordo com essa filosofia, a mãe deve ser cuidada – tradicionalmente, pelas mulheres mais velhas – com tanta atenção e delicadeza quanto o recém-nascido. Ao longo das primeiras semanas que sucedem a chegada do bebê, o foco deve ser o bem-estar e a “cura” dela, que também renasceu para o mundo. Para os orientais, priorizar a recuperação gentil não é egoísmo, mas uma atitude vital para a sobrevivência da mulher e do bebê. Bem diferente do que acontece no mundo ocidental, onde somos estimulados o tempo inteiro pelas vidas perfeitas exibidas nas redes sociais. Ao rolar as telas, tudo o que se vê é uma volta expressa à “vida normal”, ao trabalho, à casa impecável e às medidas do corpo que cabiam no jeans antes da gravidez.

 

Aqui, 6 passos para você encarar esse período com mais carinho, gentileza e amor por você mesma - afinal, seu bebê precisa que você esteja bem, para poder ficar bem também. 

Sem cobrança
O pós-parto imediato é marcado por uma mudança física brusca. Não se cobre para reaver o corpo pré-gestação tão rápido, para não se frustrar. Seu corpo é incrível, fez outro corpo e isso exigiu muito. Dê a ele o tempo que precisa para se recuperar.

Movimente-se, mas sem pressa
A atividade física pode ser uma grande aliada para manter a saúde física e mental, mas nada de se preocupar com a perda de peso. Quando for possível, pratique exercícios tranquilos, como caminhadas e alongamentos.

Não idealize
Fique atenta ao que você vê nas redes sociais: não existe parto, amamentação e nem bebê perfeitos.

Renda-se à massagem
Nas tradições da Ásia, Oceania e África, as mães são massageadas diariamente após o parto. “É uma forma passiva de exercício: sem ter de usar a própria energia, sua circulação é estimulada e você obtém a sensação de bem-estar”, diz Jenny Allison.

Aceite ajuda e descanse (de verdade)
As mulheres podem fazer qualquer coisa, mas não precisam fazer tudo! Entenda que a independência é uma virtude, mas a interdependência também é. Sobretudo em momentos como o parto.

Faça um plano de pós-parto
Coloque tudo o que é importante para você no papel. Defina quem cuida do que, como será a dinâmica com o mais velho, com os pets... E não tem problema mudar essas escolhas depois que o puerpério de fato chegar.

Quer ter acesso a todo o conteúdo exclusivo de CRESCER? Clique aqui e assine

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/04/golden-month-6-passos-para-um-pos-parto-mais-gentil.html