Monday, April 26, 2021

Pais fazem protesto por volta às aulas em frente à casa de juíza no RS

https://ift.tt/2S68337
Escolas retomam aulas presenciais em SP (Foto: Foto de Dids no Pexels)

 

Um grupo de pais realizou um protesto pedindo o retorno das aulas presenciais em frente à casa de uma juíza em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, neste domingo (25). A magistrada Cristina Luisa Marquesan da Silva havia determinado poucas horas antes que as aulas presenciais no estado deveriam permanecer suspensas, pois o Rio Grande do Sul permanecia na bandeira preta, que significa risco altíssimo de contaminação pelo coronavírus.

A disputa em relação ao retorno das aulas presenciais se intensificou no estado a partir da última sexta-feira (23), quando o governador Eduardo Leite emitiu um decreto que autorizava os prefeitos a adotarem medidas de flexibilização relativas à classificação de risco imediatamente inferior a que a região se encontrava. Na prática, isso significava que as prefeituras poderiam optar por utilizar as medidas da bandeira vermelha, que permite a reabertura presencial de escolas. A juíza Cristina Luísa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, apontou que o decreto violava decisões judiciais anteriores, já que o estado permanece em bandeira preta, e manteve a suspensão das aulas presenciais.

Depois da decisão, pais e mães, alguns acompanhados dos filhos, protestaram em frente a casa da juíza, buzinando, batendo palmas e pedindo volta às aulas. A manifestação foi pacífica. A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) emitiu nota repudiando o protesto. De acordo com a associação, a prática de “ameaçar” juízes está se “tornando rotineira em Porto Alegre”. O endereço da residência da magistrada, foi compartilhado em grupos de Whatsapp e redes sociais pelos manifestantes, de acordo com a associação. “Tal tipo de protesto é um despropósito, uma violência moral que põe em risco não apenas a magistrada, mas também sua família”, escreveu o presidente da Ajuris, Orlando Faccini Neto, em nota.

Nesta segunda (26), o Judiciário deve julgar a questão do retorno as aulas presenciais no estado em segundo grau.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/04/pais-fazem-protesto-por-volta-aulas-em-frente-casa-de-juiza-no-rs.html