Friday, April 30, 2021

Alergias trazem grande impacto para qualidade de vida das crianças

https://ift.tt/2S7nVCj

As alergias respiratórias e de pele atingem as crianças e mexem com a família toda. Para falar sobre isso, participaram do segundo dia do Seminário CRESCER Infância Saudável o pediatra e alergista Antônio Condino Neto, a pediatra e infectologista Isabella Ballalai e Marina Breithaupt, do blog Pétit Ninos, mãe de duas crianças alérgicas. Amediação da mesa foi de Renata Menezes, editora da CRESCER. Veja algumas perguntas que foram respondidas durante o evento:

Alergias respiratórias são comuns nos dias frios (Foto: Reprodução CRESCER)

 

Alergia é hereditária?
Antônio Condino Neto explicou que de fato existe uma hereditariedade envolvida já que a incidência e a prevalência de alergias são mais frequentes em famílias, cujos os membros são alérgicos. Ele ainda esclareceu que se há uma pessoa com asma na família, isso não quer dizer que todos terão asma, mas que pode acontecer outras manifestações de doenças respiratórias ou alergias, ou seja, uma pessoa pode ter asma, outra rinite, outra dermatite, e que isso varia muito de pessoa para pessoa.

Mudanças climáticas causam alergia?
Segundo Isabella Ballalai, no inverno há sim um aumento de casos agudos, pois é época de circulação de muitos vírus respiratórios, como o Vírus Sincicial Respiratório, o VSR, que é muito comum, principalmente em crianças menores de dois anos. “Ele causa doenças respiratórias como a bronquiolite, podendo ter complicações como a asma”, disse. Antônio Condino Neto completou dizendo que para quem tem hiper-reatividade das vias aéreas, qualquer mudança climática afeta. “O estado inflamatório alérgico leva à essa hiper-reatividade e desencadeia os sintomas”, explicou.

Como é o tratamento? 
Isso vai variar muito do tipo de alergia, a idade do paciente e a gravidade. “Alergia não tem cura, mas tem tratamento”, afirmou Antônio Condino Neto, que explicou ainda que para quem tem uma crise ou outra, o tratamento é intermitente, normalmente com uso de histamínicos pontuais, já para quem tem alergia de forma persistente, precisa de tratamento continuado.

Como saber se é alergia, gripe ou até mesmo covid-19?
Para a pediatra e infectologista Isabella Ballalai, é difícil saber somente pelos sintomas, mas a crise alérgica tem alguns bem característicos. “Aquele gesto tradicional de coçar o nariz, o espirro em salvas, o nariz vermelho”, disse. Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco. Por isso, se a criança apresentar qualquer sintoma, deve permanecer em casa, sem ir à escola, e acompanhar a evolução com o pediatra de confiança. “Também é fundamental se vacinar contra a gripe”, completou Isabela.

Criança alérgica pode ter bicho de estimação em casa?
Segundo Antônio Condino Neto, depende da intensidade da alergia. “Formas leves e moderadas, com o tratamento adequado, uma casa limpa sem neuras e sem deixar o animal dormir na cama junto, dá sim para a criança conviver. Devemos flexibilizar com bom-senso”, concluiu.

A rinite alérgica pode desencadear uma asma?
Na verdade a rinite não desencadeia asma. O que acontece com as pessoas que têm rinite e asma é a chamada hiper-reatividade das vias aéreas. Antônio Condino explica que precisamos entender que a alergia é, na verdade, um estado de inflamação alérgica persistente na via respiratória, muitas vezes confundido com infecção. Esse processo inflamatório alérgico pode acontecer devido a uma desregulação da resposta imune e pode ser provocada por fatores ambientais. "Qualquer mudança climática, do calor para o frio, do frio para o calor, ou uma mudança brusca, como começar a chover e ventar de repente, pode desencadear esta hiperreatividade e a entrada de agente irritante porque a mucosa escama e fica exposta, como se fosse um fio desencapado", diz.

O Seminário CRESCER contou com patrocínio de Roche, apoio de Histamin e participação de Sanofi e Riachuelo.

Assista ao segundo dia do Seminário CRESCER Infância Saudável na íntegra:

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Seminario-CRESCER-Infancia-Saudavel/noticia/2021/04/alergias-trazem-grande-impacto-para-qualidade-de-vida-das-criancas.html