Monday, April 12, 2021

Mães não encontram vacina da gripe nos postos de saúde

https://ift.tt/3g65IPu
Bebê sendo vacinado (Foto: Getty Images)

 

Levei meu filho Lucas, 3 anos, para receber a vacina contra a gripe. A campanha nacional começou nesta segunda-feira (12), conforme noticiamos várias vezes na semana passada, aqui na CRESCER. No entanto, ao chegar no posto de saúde mais próximo da minha casa, no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, fui orientada a retornar outro dia, porque eles ainda não estavam oferecendo a vacina contra a influenza para crianças e isso seria feito dentro de alguns dias. Segundo a funcionária, a prioridade era a vacina contra a covid-19 em idosos, professores e profissionais da saúde. Não me foi dito, em nenhum momento, que a vacinação não aconteceria ali e que eu deveria me dirigir a outro local para que meu filho recebesse a dose.

Pelo Instagram da CRESCER, recebemos outros relatos de pais e mães que estavam enfrentando a mesma situação. "Me informaram no posto que não sabem se realmente vai chegar. Me disseram exatamente isso, que a prioridade é a vacinação para covid. Pediram para acompanhar as redes sociais da prefeitura, mas a funcionária relatou que realmente nao sabe se o posto irá receber a vacina", diz Juliana Cardoso, de Niterói (RJ). Ela é mãe de Mateus, 6 meses, que está dentro do público-alvo da campanha, que inclui crianças de 6 meses a 6 anos e grávidas.

Franciely Cavalli, de  Herval do Oeste (SC) também não conseguiu a vacina. "Liguei no posto cedo e falaram que não tinham nem previsão do dia certo", conta. Dayanne Fernandes, de Fortaleza (CE) foi até a unidade de saúde e teve que voltar para casa sem vacinar o filho. "Disseram que amanhã chegarão as doses", relata. Em Uberlândia (MG), a mesma situação. "Alegaram que não receberam", conta Deise Coelho, que mora na cidade mineira. 

Pediatras e especialistas em imunização explicam que, sobretudo neste ano, em que continuamos vivendo uma pandemia, vacinar as crianças é mais importante do que nunca. O pediatra Rubens Cat, professor da Universidade Federal do Paraná e chefe do Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas, em Curitiba (PR), explica que a transmissão da gripe ocorre pelo ar, através de gotículas respiratórias expelidas por pessoas gripadas. "Quando elas tossem, falam ou riem, principalmente em ambientes fechados e mal ventilados, nesta época de meses frios, de abril a setembro, há um maior número de casos. Com a pandemia de covid-19 em curso, o risco é de que nosso sistema de saúde fique colapsado ou próximo do colapso, pois muitos precisarão internar por causa da gripe e não haverá vagas, principalmente em terapias intensivas", alerta.

CRESCER entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, que enviou uma nota, dizendo:

"O Ministério da Saúde informa que enviou, nos dias 5 e 6 de abril, 7,3 milhões de doses da vacina influenza para todos os estados e Distrito Federal, para a primeira etapa da campanha, que começa nesta segunda-feira (12). A pasta esclarece que as 80 milhões de doses, produzidas pelo Instituto Butantan, serão distribuídas semanalmente até o dia 09 de julho, conforme o cronograma de entregas do laboratório. Uma nova remessa está prevista para ser enviada para todo o país ainda nesta semana.

A imunização contra a gripe será feita em três etapas – os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região".

A Secretaria de Saúde de São Paulo enviou detalhes sobre a fase atual da campanha de vacinação contra a gripe e informou que, para a realização da campanha simultânea a vacinação contra a covid-19, a vacina contra a Influenza será aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da Educação. A lista de endereços está no site Vacina Sampa. Os funcionários dos postos de saúde que fomos, contatamos ou sobre dos quais obtivemos relatos de pais e mães não mencionaram que as famílias deveriam procurar escolas próximas para vacinar as crianças. 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/04/maes-nao-encontram-vacina-da-gripe-nos-postos-de-saude.html