Vira e mexe, vemos as crianças com o nariz escorrendo. Saiba que essa secreção aquosa é chamada de coriza e se manifesta tanto em bebês como em crianças maiores. Os fatores são diversos, como alergias, e ela pode se manifestar em qualquer época do ano. Enquanto a secreção estiver clara, não há razão para se preocupar. Mas, se ficar amarelada ou esverdeada, é um sinal de alerta. “Se a secreção tiver catarro e vier acompanhada de outros sintomas, como tosse e nariz entupido, ou se prolongar por mais de cinco dias, é fundamental procurar o pediatra”, diz a otorrinolaringologista Maura Neves (SP). Abaixo, confira alguns dos motivos que podem levar à coriza e saiba o que fazer:
Refluxo
Após mamar, alguns bebês acabam colocando um pouco de leite para fora. Esse líquido que retornou do estômago pode ir para a rinofaringe e irritar a mucosa nasal, fazendo o nariz escorrer. Para evitar esse problema, a recomendação é não chacoalhar a criança durante as mamadas e evitar deitar o bebê logo depois de arrotar.
Vírus e bactérias
Conforme cresce, a criança começa a se expor a diferentes ambientes e a outras pessoas. É nesse momento que os vírus e as bactérias entram em ação, alcançam a mucosa nasal e levam à secreção. Nesses casos, são indicados a lavagem com soro fisiológico e, se o médico achar necessário, o tratamento com antibióticos.
Alergias
O nariz que não para de escorrer também pode ser sinal de um quadro alérgico, especialmente de rinite. Costumam aparecer, ainda, outros sintomas, como coceira e espirros. O melhor a se fazer é lavar bem as narinas com soro. Em bebês, a limpeza deve ser cuidadosa: o ideal é pingar gotinhas ou usar um spray.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/02/nariz-escorrendo-3-motivos-que-podem-causar-coriza.html