Entre os dias 1 e 7 de agosto, o Sesc São Paulo realizará a primeira edição do projeto “Do Peito ao Prato”, que aborda a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida das crianças. Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, as unidades do estado de São Paulo oferecerão, ao todo, 81 atividades gratuitas sobre alimentação infantil e aleitamento materno. Veja a programação da unidade mais próxima a você.
Voltadas não só para a mãe e o bebê, as atividadesforam elaboradas para todos que participam direta ou indiretamente do processo da amamentação. “A família, os amigos, os companheiros, as empresas e toda a sociedade também amamentam. Amamentam quando compartilham as outras tarefas de cuidados com o bebê. Amamentam quando não constrangem a mulher que dá de mamar. Amamentam quando esclarecem e protegem de julgamentos ou informações confusas, mitos ou desestímulos”, considera a nutricionista Mariana Ruocco, assistente técnica da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo.
Discuta no Fórum Crescer:
+ Meu bebê não se adapta a nenhuma mamadeira. Já testei diferentes modelos e ele não aceita. Qual funcionou para vocês?
+ Como fazer o desmame noturno?
Na programação que ocorre entre 1 e 7 de agosto, estão atividades como a exibição do filme Tigers, inédito no circuito comercial, que será exibido em quatro unidades do Sesc São Paulo; um piquenique para bebês com bate-papo sobre alimentação nos primeiros mil dias de vida; bate-papos sobre rede de apoio à amamentação e seus dilemas, os avós e a influência na formação do comportamento alimentar, amamentação e volta ao trabalho, desafios e benefícios da amamentação, desmame conduzido pelo próprio bebê; contações de histórias, amamentar com sling + mamaço; oficinas e vivências sensoriais; alimentação para bebês com Síndrome de Down, entre outras.
ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os 6 meses, o bebê só precisa do leite materno. E a amamentação continuada, combinada com a introdução alimentar, até os 2 anos ou mais, traz benefícios para a sua saúde na infância e por toda a vida, influenciando para que as crianças desenvolvam maior inteligência, além de contribuir para a construção de laços afetivos entre mãe e bebê.
A introdução da alimentação complementar é outro momento delicado e cheio de expectativas na vida dos cuidadores e do bebê. Toda essa fase, que compreende desde a gestação até que a criança complete 2 anos de idade, é conhecida como “primeiros mil dias” – repleta de transformações e evoluções velozes, únicas e excepcionais. São as chamadas janelas de oportunidades do desenvolvimento infantil.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2019/08/sesc-oferece-81-atividades-sobre-aleitamento-materno-e-almientacao-infantil.html