De 22 a 30 de maio, acontece a Semana Mundial do Brincar 2021. O tema deste ano é "casinhas das infâncias". Quem nunca se divertiu montando uma casa com lençóis, cadeiras e vassouras? Ou até imitando os pais, naqueles afazeres cotidianos, como tomar um chá, cuidar das "filhas" bonecas e até varrer o piso? Impressionante como as tarefas que, hoje, para nós, como adultos, são simples e até chatas, às vezes, se transformam em alegria pelo olhar dos pequenos, não é?
Brincar sempre foi importante. No meio de uma pandemia, em que as crianças estão em casa há mais de 1 ano, muitas vezes, sem poder ir à escola, vendo e interagindo com os amigos apenas por meio de telas, tornou-se uma questão de sobrevivência. Se não pela brincadeira, como as crianças poderiam se divertir e se desenvolver, em tempos tão difíceis?
Para celebrar essa ferramenta que existe desde sempre, que é a brincadeira, selecionamos aqui algumas delas e contamos o que seu filho aprende com cada uma delas. Inspire-se e caia na diversão junto dele. Afinal, são esses momentos que ele (e você também!) vai levar para sempre na memória e no coração.
Ao brincar de casinha, médico, escola, costuma-se seguir as regras sociais que regem o personagem. Isso tem clara ligação com a responsabilidade social.
Inicia assim que a criança pode morder, agarrar e segurar. Dessa forma, ela vence desafios, desenvolve habilidades e estratégias cognitivas e físicas. Valem chocalho, pelúcias, carrinho ou blocos.
Esse tipo começa por volta do segundo ano de vida e, normalmente, ocupa cerca de 20% do comportamento das crianças até 4 ou 5 anos. Correr, pular, dançar e jogar bola são bons exemplos.
Fazer um desenho, pintar, brincar de massinha ou inventar uma música. Todos desenvolvem habilidades técnicas para expressar e refletir sobre experiências, ideias e emoções.
Nos jogos, aprende-se habilidades sociais relacionadas à partilha e à compreensão das perspectivas dos outros. Valem dominó, mímica, cartas.
Fonta: The Importance of Play: A Report on the Value of Children’s Play with a Series of Policy Recommendations (A importância do brincar: um relatório sobre o valor da brincadeira das crianças, com uma série de recomendações políticas, em tradução livre), do psicólogo e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, David Whitebread.
Saiba como ter acesso a todo o conteúdo exclusivo da CRESCER aqui
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2021/05/semana-mundial-do-brincar-2021-o-que-brincadeiras-ensinam-para-o-seu-filho-org21.html