Muitas crianças asmáticas precisam fazer uso da bombinha e o medicamento acaba gerando várias dúvidas nos pais. Selecionamos, aqui, as principais e, com a ajuda de especialistas, contamos se é mito ou verdade:
VERDADE
Bombinha é um nome popular do chamado inalador dosimetrado ou da medicação em spray, e atua nos brônquios. Os inaladores são úteis para fluidificar as vias aéreas superiores por meio da inalação com soro fisiológico, e podem ser usados também para administração de algumas medicações.
MITO
Bombinha não vicia. Ocorre que seu uso inadequado pode dar essa impressão. Ao utilizá-la somente nas crises, estas costumam se tornar recorrentes se o tratamento com anti-inflamatório spray não é iniciado precocemente. Isso não quer dizer que a criança está viciada, mas apenas que o tratamento não está adequado.
MITO
Um dos efeitos colaterais dos broncodilatadores é a taquicardia, por isso, muita gente pensa que a bombinha prejudica o coração. No entanto, é apenas um sintoma passageiro, que não acarreta danos ao sistema cardíaco.
MITO
Existem bombinhas com diferentes medicamentos, como os broncodilatadores, fundamentais para o tratamento das crises de asma; e corticosteroides, medicamentos que desinflamam os pulmões. Eles devem ser utilizados de acordo com as recomendações médicas, e o uso correto diminui os sintomas da doença e o risco de crises.
MITO
Não necessariamente. Muitos pequenos com asma podem apresentar remissão dos sintomas na idade adulta.
SAIBA COMO ACESSAR TODO O CONTEÚDO EXCLUSIVO DE CRESCER, AQUI
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/asma-mitos-e-verdades-em-torno-da-bombinha.html