Sabe aquela fase, em geral a partir dos 8 anos, em que algumas crianças tentam se localizar no mundo? Muitas vezes, a baixa autoestima prejudica essa busca e faz com que as notas despenquem.
Um estudo publicado na revista científica Child Development com 212 crianças entre 9 e 13 anos acaba de comprovar que o simples exercício de dizer frases encorajadoras em momentos estressantes, como uma prova, pode melhorar o desempenho escolar.
Para o professor Paulo Emílio, diretor do Colégio Qi, no Rio de Janeiro, é fundamental acreditar na capacidade de crescimento e evolução de cada aluno e valorizar o potencial em qualquer idade. “O objetivo do educador é criar um ambiente de confiança e acolhimento, em que todas as dúvidas e incertezas possam ser expostas de maneira natural, permitindo um debate realmente produtivo”, explica.
Veja outras cinco formas de estimular a autoestima do seu filho:
1- ESCUTE O QUE A CRIANÇA DIZ
Isso cria um ambiente de confiança.
2- EVITE COMPARAÇÕES
Entre irmãos, primos e colegas da escola. É importante que ela entenda que ninguém é melhor ou pior, somos apenas diferentes.
3- PROMOVA A AUTOCONFIANÇA
Crie situações nas quais ela deve fazer escolhas, como decidir a roupa ou o filme que gostaria de assistir.
4- INCENTIVE PROJETOS E IDEIAS
Explique os desafios de cada um e ofereça ajuda.
5- VALORIZE O ESFORÇO
Seja claro e objetivo na mensagem.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/05/5-dicas-para-melhorar-autoestima-do-seu-filho-na-escola.html