Quando a enfermeira pediátrica Starlyn Cafferata, 36, e seu marido, Bill, do Texas, Estados Unidos, decidiram ter filhos, não imaginavam a batalha que os esperava. Foram dez longos anos lutando contra a infertilidade até dar as boas-vindas à primogênita, Zoe, 2 anos, depois de uma série de rodadas de fertilização in vitro.
+ Fertilização in vitro (FIV) cresce no Brasil
Dois anos depois, um milagre aconteceu. Depois de seis tentativas fracassadas de tratamentos para ter o segundo filho, o casal decidiu apostar na fertilização in vitro com seu único embrião congelado restante — do mesmo ciclo que criou Zoe. E foi assim que Starlyn engravidou não apenas de um, mas de quatro bebês! “Os médicos acreditam que um embrião se dividiu em gêmeos idênticos e, então, meu corpo surpreendentemente produziu outros dois óvulos ao mesmo tempo, que foram fertilizados naturalmente. Colocar um embrião e depois descobrir que está grávida de quadrigêmeos foi simplesmente inacreditável. Sabíamos que era nossa última tentativa, então, na melhor das hipóteses, teríamos um bebê. Nunca imaginamos que teríamos mais de um”, contou.
O casal não soube da surpresa quádrupla até os dois meses de gestação. “Ficamos muito emocionados quando recebemos um resultado positivo no teste de gravidez, duas semanas após a transferência. Achamos que eu estava grávida de um bebê e ficamos emocionados pela possibilidade de Zoe ter um irmão ou irmãzinha. Quando fiz meu primeiro exame, estava deitado na maca e a ultrassonografista estava passando o escâner na minha barriga e ficava olhando para a tela. Eu estava em pânico porque ela ia dizer que não conseguia ver os batimentos cardíacos. Então ela se virou para mim e disse que não conseguia acreditar, mas, na verdade, podia ver quatro batimentos cardíacos. Eu acho que não a ouvi direito. Simplesmente não sabíamos o que dizer. Então, ela apontou para a tela e pudemos ver as quatro pequenas batidas de coração. Quase comecei a hiperventilar. Tive que tirar minha máscara porque não conseguia respirar direito. Eu olhei para Bill e ele ficou com o rosto vermelho com o choque. Quando os médicos nos disseram que eu havia produzido mais dois óvulos naturalmente, ambos fertilizados, pareceu um milagre. Por quase dez anos, desejamos desesperadamente começar uma família. Agora, de repente, íamos ser pais de cinco filhos”, disse, emocionada.
A GRAVIDEZ E A CHEGADA DOS QUÁDRUPLOS
A gravidez de Starlyn evoluiu bem, embora ela tivesse que ser monitorada de perto, pois a gravidez quádrupla foi considerada de "alto risco". Ela era examinada a cada quinze dias para verificar se todos os quatro bebês estavam bem e crescendo adequadamente. “Minha barriga era absolutamente enorme. Quando eu estava grávida de apenas seis semanas, tinha o mesmo tamanho de uma gravidez de 15 semanas. Quando cheguei às 31, não conseguia nem ver meus próprios pés e não conseguia andar mais do que alguns passos de cada vez”, lembra.
Com 29 semanas, ela deu entrada no hospital em repouso absoluto para aguardar o nascimento. Os quadrigêmeos — Enzo, Lennon, Stella e Francesca — nasceram no final de janeiro, quando Starlyn estava com apenas 31 semanas de gravidez. No entanto, uma terrível tempestade de neve no Texas aliada as restrições de visitas por causa da pandemia fizeram com que o casal não pudesse ver seus bebês por oito dias. “Foi horrível. Não fomos autorizados a entrar no hospital por uma semana por causa da tempestade. A eletricidade foi cortada. Tive até que tirar leite no estacionamento do lado de fora e aí uma das enfermeiras vinha buscar, para dar para os bebês", lembra.
"Mas os quadrigêmeos se saíram tão bem que finalmente pudemos trazer dois deles para casa em fevereiro, e os dois últimos voltaram para casa em março. Foi tão maravilhoso poder abraçá-los quando queríamos. Zoe ficou tão emocionada por conhecer seus irmãos e irmãs. Ela tem estado tão animada desde que eles nasceram e todos eles terão um vínculo muito próximo quando crescerem. Eles são, na verdade, quíntuplos conceituais — como Zoe foi concebida ao mesmo tempo que os gêmeos idênticos — eles apenas permaneceram no freezer por dois anos. Então, ver todos eles finalmente reunidos é incrível. Quando tiverem idade suficiente para entender, contaremos a eles tudo sobre seu incrível nascimento. E como a mamãe e o papai deles tentaram por dez anos engravidar e, depois, vieram cinco ao mesmo tempo”, finalizou.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/05/mae-quando-soube-que-teria-quadruplos-tive-que-tirar-mascara-pois-nao-conseguia-respirar-direito.html