O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) recomenda que as escolas mantenham protocolos como o uso de máscaras e o distanciamento, mesmo com o avanço da vacinação contra a covid-19 no país. As medidas devem perdurar pelo menos até o final deste ano letivo.
As diretrizes, atualizadas neste sábado (15), sugerem que os cuidados seguem sendo importantes, já que as crianças não estarão completamente imunizadas até o fim do ano letivo. "As crianças com menos de 12 anos ainda não são elegíveis para a vacinação. Jovens com idades entre 12 e 15 anos se tornaram elegíveis para a vacinação em 12 de maio de 2021 [nos EUA]. Como as pessoas não estão totalmente vacinadas até 2 semanas após sua segunda dose da vacina Pfizer, os alunos nesta faixa etária não serão totalmente vacinados antes do final de ano letivo atual", diz o CDC.
"Todas as escolas devem implementar estratégias de prevenção e priorizar o uso universal e correto de máscaras e distanciamento físico. Testes para identificar indivíduos com infecção por SARS-CoV-2 e vacinação para professores e funcionários fornecem camadas adicionais de proteção contra a covid-19 nas escolas", completa o documento.
Na última semana, o CDC recomendou que crianças e adolescentes de 12 a 15 sejam vacinados. O governo espera ainda vacinar, a partir de setembro, crianças entre 2 e 11 anos, em ambos os casos a vacina considerada é a da Pfizer.
Nos EUA, fora das escolas, pessoas plenamente vacinadas - ou seja, duas semanas depois de tomarem a última dose da vacina contra a covid-19 - já estão autorizadas a circular sem o uso de máscaras.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/centro-de-controle-de-doencas-dos-eua-pede-que-escolas-mantenham-uso-de-mascaras-e-distanciamento-mesmo-com-avanco-da-vacinacao.html