O governo norte-americano anunciou, nesta terça-feira (18), que mais de 600 mil crianças entre 12 e 15 anos já tomaram a vacina contra a covid-19 no país. O grupo começou a ser vacinado nos EUA no último dia 12 de maio na maioria dos estados americanos.
A vacina autorizada para a imunização de crianças e adolescentes é a da Pfizer, que já faz testes em crianças menores, e pretende imunizar pequenos entre 2 e 11 anos em setembro deste ano, segundo anunciou a empresa recentemente.
O anúncio da marca de 600 mil vacinados foi feito pela diretora do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), a médicaa Rochelle Walensky. No total, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 17 anos foram vacinadas nos Estados Unidos até agora, acrescentou ela.
A vacina está disponível sob uma autorização de uso de emergência para pessoas a partir de 16 anos nos Estados Unidos desde dezembro.
Ainda que a maioria das crianças com covid-19 desenvolva apenas sintomas leves ou nenhum sintoma, as crianças correm o risco de ficar gravemente doentes e podem espalhar ainda o vírus a adultos vulneráveis. A vacinação ampla das crianças também pode permitir que escolas e acampamentos de verão dos EUA relaxem as medidas de distanciamento social e uso de máscaras, sugeridas pelo CDC.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/mais-de-600-mil-criancas-entre-12-e-15-anos-ja-tomaram-vacina-contra-covid-19-nos-eua-diz-governo.html