Um mês depois do início da campanha de vacinação contra a gripe, apenas 12,4% do público-alvo foi vacinado de acordo com dados do Ministério da Saúde disponibilizados nesta sexta-feira (14).
A baixa adesão à vacina contra gripe entre os grupos prioritários - que incluem crianças (de seis meses a 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres no período de até dias 45 após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde - tem causado preocupação em médicos e gestores. A campanha tem o fim marcado para 9 de julho e a meta é vacinar ao menos 90% do público-alvo.
Por causa da Covid-19, o público-alvo foi dividido em grupos para evitar aglomerações. A partir do dia 12 de abril, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde puderam tomar a vacina. Em 12 de maio, começou a segunda fase da campanha, voltada para professores e idosos acima de 60 anos.
Quem fazia parte do primeiro grupo, mas ainda não está imunizado, continua podendo ir ao posto de saúde receber a vacina. De acordo com nota emitida pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é “tão importante quanto a vacinação contra a Covid-19". "Se proteger contra a gripe é extremamente importante para evitar complicações e óbitos pela doença", escreveu o representante da pasta.
O pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) também ressaltou a importância de manter a carteirinha de vacinação das crianças em dia. “Temos preconizado que as vacinas sejam colocadas em dia porque não podemos correr o risco de, além da covid-19, termos o retorno de outras doenças que estão eliminadas ou controladas”, disse Cunha.
Para incentivar a vacinação contra influenza, os estados brasileiros têm adotado diferentes estratégias. Na cidade de São Paulo, o dia D da vacinação ocorrerá nesse sábado (15) em escolas e estabelecimentos de educação listados no site do governo, que ficarão abertas das 8h às 17h. Podem se vacinar gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), idosos com 60 anos de idade ou mais, e professores das escolas públicas e privadas.
Em Minas Gerais, a vacina para os grupos prioritários está sendo oferecida em Centros de Saúde e farmácias. Já no Distrito Federal, a vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/05/baixa-adesao-vacina-contra-gripe-preocupa-especialistas.html