Duas mães, treinadoras de vôlei, levaram seus bebês a um torneio que acontecia em Colorado (EUA), devido à necessidade de amamentá-los, mas foram impedidas de entrar. A organização do evento teria dito que nenhum espectador com menos de 16 anos, incluindo bebês, poderia entrar no local, devido às restrições da covid-19.
Uma das mães, Dixie Loveless, estava com sua filha de apenas 4 meses. Em entrevista à emissora de televisão local 9News, a mãe contou que não tinha sido informada previamente de que não seria permitida a entrada de bebês. "Eles disseram que eu não tinha permissão para entrar e que se eu tentasse, eles chamariam a polícia para vir me escoltar para fora", lembrou.
Dixie então ficou do lado de fora do local e assistiu a uma transmissão ao vivo do torneio. A mãe contou que precisa amamentar sua filha a cada duas horas, e ficar longe dela não era uma opção. “As meninas estão vendo o exemplo que estão estabelecendo - escolha o trabalho ou a família. Você não pode ter as duas coisas. Você não pode ser mãe e trabalhar", criticou.
Nikita Eby relatou que também teve seu acesso negado ao evento porque estava com o filho, de 2 meses. “Não há decência humana, e isso me fez sentir como uma criminosa, porque eu estava apenas tentando ser mãe”, lamentou.
O órgão regulador do esporte no país - USA Volleyball, divulgou um posicionamento sobre o ocorrido. “Foi trazido à atenção do USA Volleyball que uma treinadora do clube participante do torneio Colorado Crossroads disse que estava proibida de trazer seu bebê amamentado para o torneio”, diz o comunicado. “Expressamos desacordo com a decisão e estamos incentivando o torneio a reverter o regulamento”.
As duas mães disseram que esperam ver mais acomodações feitas para mães que amamentam no futuro e estão lutando para que o torneio mude sua política.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/05/maes-sao-impedidas-de-entrar-em-torneio-de-volei-nos-eua-porque-estavam-com-seus-bebes.html