Monday, April 5, 2021

"Acordar às 5 horas da manhã salvou minha sanidade mental", diz mãe de três crianças

https://ift.tt/3wnCdyx
Erin Huckle e seus três filhos (Foto: Reprodução: Essential baby)

 

Acordar às 5 horas da manhã pode parecer exaustivo, mas, para Erin Huckle, esse foi o caminho para ter um pouco mais de controle sobre sua vida, durante a pandemia da covid-19. "No novo normal, eu tinha que fazer malabarismos para cuidar dos meus filhos, acompanhar as aulas online, arrumar a casa e preparar as refeições, incluindo administrar meu próprio negócio. Tudo isso começou a me deixar cansada, esgotada e mal-humorada", disse a mãe de três crianças ao Essential Kids.

Antes do lockdown, Erin costumava acordar junto com os três filhos por volta das 6 horas da manhã e assim começava sua rotina insana até os pequenos irem para a escola. Seu filho mais velho Finely, 7, estava estudando em tempo integral, enquanto seus outros dois filhos, Walter, 4, e Lachlan, 2, frequentavam a pré-escola e creche três vezes por semana. No entanto, no ano passado quando a pandemia assolou o mundo, tudo começou a ficar muito caótico. Sem uma rede de apoio ampla para ajudá-la, a mãe se viu em um momento desesperador. 

"Eu estava olhando para a minha carga de trabalho e lista de tarefas e comecei a me sentir sobrecarregada, então pensei que se eu acordasse pelo menos uma hora antes dos meus filhos, poderia ter algum tempo para mim e ficar no controle das coisas", disse a mãe. Foi então que ela começou a definir suas tarefas matinais na noite anterior para já acordar com um foco claro do que queria fazer. 

Suas atividades incluíam desfrutar de momentos de silêncio, tomar lentamente uma xícara de seu chá favorito, enquanto observava o nascer do sol. Ela também reservava 20 minutos para fazer Ioga. "Percebi que também me tornava uma mãe muito mais agradável para cuidar dos meus filhos pela manhã", disse Erin. "Em vez de ficar mal-humorada com eles por me acordarem, isso me deu espaço para abraçar e conversar com eles, sabendo que tive uma boa hora produtiva para começar o dia". 

Antes de adaptar sua rotina, a mãe relata que ficava estressada com os filhos e exausta com a quantidade de demanda que tinha ao longo do seu dia, sem ter um tempo de qualidade com o marido ou mesmo só para ela. "Agora, eu não trabalho à noite e assim que as crianças vão para a cama às 19h30, tenho duas horas para relaxar, ler um livro, conversar com meu marido ou conversar com amigos".

Erin conta que mudar seus padrões de rotina a fez perceber como ela é mais produtiva, muito mais calma e feliz pela manhã, e que ir para a cama às 21h30 vale a pena porque ela começará o dia com o pé direito. "Meus novos ritmos de sono foram importantes também, pois evito ficar nas redes sociais até tarde. No geral, com esse novo hábito, sinto-me mais no controle de tudo". 

 

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/04/acordar-5-horas-da-manha-salvou-minha-sanidade-mental-diz-mae-de-tres-criancas.html