Tuesday, October 26, 2021

Recém-nascidos que dormem bem têm menos chances de desenvolver obesidade infantil, diz estudo

https://ift.tt/3bbvvlJ

Um estudo divulgado na última sexta-feira (22), pela revista científica Sleep, descobriu que recém-nascidos que dormem mais e acordam menos durante a noite têm menos chances de ter excesso de peso na infância.

Sono (Foto: Thinkstock)

 

De acordo com o site de notícias médicas News Medical, os pesquisadores analisaram dados de 298 recém-nascidos do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, entre 2016 e 2018. O padrão de sono dos bebês foi monitorado com a ajuda de um relógio de actigrafia, um dispositivo que mede os padrões de atividade e descanso, colocado no tornozelo dos pequenos.

Além disso, os pais preencheram um diário de sono, registrando os períodos em que o bebê dormia ou acordava durante a noite. Os cientistas mediram o peso e a altura dos bebês, para determinar o IMC (índice de massa corporal). Os resultados mostraram que uma hora adicional de sono pode significar redução de 26% no risco de sobrepeso. Os bebês que acordaram menos durante a noite também apresentaram menor risco de ganho excessivo de peso. Os pesquisadores não sabem ao certo porque isso acontece, mas especulam que dormir mais ajuda a manter uma rotina de alimentação, diminuindo as chances de o bebê mamar em excesso. 

+ Mãe compartilha dicas que prometem fazer bebê dormir até 12 horas seguidas... Será?

Outros fatores, como tempo de amamentação, podem ter impactado os resultados. Os pesquisadores pretendem, no futuro, estender o estudo para avaliar como os padrões de sono afetam o crescimento nos primeiros dois anos de vida, para identificar os principais fatores que correlacionam o sono e o ganho de peso.

"Este estudo ressalta a importância de um sono saudável em todas as idades. Os pais devem consultar seus pediatras sobre as melhores práticas para promover um sono saudável, como manter horários de sono consistentes, fornecer um espaço escuro e silencioso para dormir e evitar mamadeiras na cama”, declarou Susan Redline, co-autora do estudo e médica da Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos do Brigham and Women's Hospital, ainda segundo o News Medical.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/recem-nascidos-que-dormem-bem-tem-menos-chances-de-desenvolver-obesidade-infantil-diz-estudo.html